Ações municipais acontecerão de 19 a 23 de outubro com abordagens a temas ligados ao Jardim Botânico do Recife no uso da inteligência artificial para a popularização da ciência 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, participa da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)  entre os dias 19 e 23 de outubro.  Com o tema: “Inteligência artificial – A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, a programação promovida pelo Jardim Botânico do Recife será de forma virtual por meio de exposições, palestras e oficinas. O evento é uma ação nacional com objetivo de fomentar atividades de popularização da ciência com o intuito de mobilizar a sociedade, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia e inovações, valorizando a criatividade e a atitude científica.

Durante a programação, o público poderá acompanhar as atividades do projeto “Jardim Botânico do Recife no uso da inteligência artificial para a popularização da ciência” através do canal do JBR no Youtube (https://bit.ly/31mYjU3)  e conhecer  as tecnologias e pesquisas desenvolvidas no espaço. Serão apresentados aplicativos que auxiliam a visitação no equipamento, a funcionalidade do QR Code (Código de Resposta Rápida) utilizado nas placas das coleções científicas como instrumento de apoio e de interação com o visitante, além da divulgação das atividades de pesquisa/conservação com uso  de inteligência artificial que o equipamento ambiental realiza. Uma das oficinas do roteiro vai demonstrar como a distribuição de uma espécie pode ser alterada diante dos cenários de mudanças climáticas  .

A programação virtual do evento ainda inclui palestras relacionadas ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e oficinas abordando a modelagem de distribuição de espécies e técnicas para impressão 3D. Todas as atividades serão desenvolvidas pelos analistas ambientais do Jardim Botânico do Recife em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A programação ainda conta com uma palestra que vai mostrar um panorama geral dos projetos e iniciativas em inteligência artificial desenvolvidos no Estado. Durante a atividade desenvolvida em parceria com a UFPE, estudantes e profissionais serão convidados a compartilhar suas experiências em IA.

“Devido à pandemia, nossa programação será virtual. Vamos mostrar a importância e aplicação da Ciência e Tecnologia dentro do Jardim Botânico do Recife e apresentar nossa produção de conhecimento e riqueza, mobilizando estudantes e a sociedade em geral e contribuindo com a popularização do debate acerca dos benefícios da ciência”, destacou José Neves Filho, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. 

O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. É realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais e seus veículos de fomento à cultura e tecnologia, juntamente com instituições de ensino e pesquisa. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, promovendo eventos que incluam todas os órgãos governamentais e não-governamentais a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país, popularizar e divulgar trabalhos na ciência tecnológica, biológica e até política.

Serviço

17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 

Data: 19 a 23 de outubro 

Canal para companhar as atividades no Youtube:  https://youtube.com/channel/UCe0Y7zOyP_-kJagGfncJb8w

Confira a programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Recife (SNCT):

Exposições – Serão liberadas no dia 19/10 às 8h

01 –  Uso do aplicativo de visitação ao Jardim Botânico do Recife

02 – Uso de QR-codes em placas de equipamentos do JBR

03 – Uso de QR-codes em placas de espécies arbóreas do JBR

04 – Uso de material de impressão 3D em atividades de educação ambiental

05 – Pesquisas de Modelagem de Distribuição de Espécies Ameaçadas

06 – Uso de arduíno na automatização de irrigação em viveiros florestais e compostagem 

Palestras 

Data: 20/10/2020 às 20h

1 – Experiências do uso da inteligência artificial em pesquisa, conservação e educação ambiental pelo Jardim Botânico do Recife – Nos últimos anos, o Jardim Botânico do Recife tem investido na captação de recursos por projetos que têm modificado os ramos da pesquisa e educação ambiental no espaço, promovendo a conservação de espécies da flora nacional ameaçadas de extinção e inclusão social na visitação ao espaço verde.

Palestrante: MsC Uilian do Nascimento Barbosa – Jardim Botânico do Recife/Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade/Prefeitura do Recife

2Ecopass: Promovendo Inovação com Foco na Sustentabilidade e Impacto Social – Inovar é ousar e obter sucesso a partir de novas ideias. Em um mundo confrontado por problemas socioambientais, aliar inovação à sustentabilidade e ainda gerar impacto social positivo se torna cada vez mais necessário, além de uma forma de preservar o meio ambiente, uma forma de alcançar novas oportunidades de mercado.

Palestrante: Luiz Roberto de Oliveira – CEO Ecopass

Data: 21/10/2020 – Às 17h

3 – Panorama da Inteligência Artificial em Pernambuco

Nesta palestra, Giordano Cabral, vice-presidente do conselho do CESAR e professor do Centro de Informática da UFPE, vai expor um panorama geral sobre os projetos e iniciativas em inteligência artificial desenvolvidos no Estado. Ainda na atividade, Giordano também vai falar um pouco sobre a realização da Semana de Ciência e Tecnologia de Pernambuco 2020, encabeçada pela UFPE, e abrirá uma chamada para cadastramentos de experiências em IA de estudantes e profissionais.

Palestrante: Giordano Cabral – CESAR e CIn/UFPE

Oficinas – 21 a 23 de outubro 

Data: 21/10/2020 – às 20h

1 – Como a inteligência artificial ajuda a prever as respostas das plantas às mudanças climáticas – Um dos desafios do mundo moderno é entender como os organismos sofrerão com as alterações ambientais provocadas pelo homem. Usando Inteligência Artificial é possível prever como a distribuição de uma espécie pode ser alterada diante dos cenários de mudanças climáticas. Esse é um dos campos da biologia chamado Modelagem de Nicho Ecológico e nessa palestra serão dialogados os seus princípios e aplicações.

Responsável: Dr. Jefferson Rodrigues Maciel – Jardim Botânico do Recife/Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade/Prefeitura do Recife

Data: 22/10/2020 – às 17h 

2 – Fotografia e Arquitetura para Ambiente Online – Trazendo Qualidade Profissional sem Perder a sua Identidade (22/10 – 17h) – Para um momento que nos leva a uma maior presença em redes sociais e reuniões virtuais com ênfase no cenário online, serão dialogadas técnicas e dicas unindo conhecimentos da fotografia, arquitetura e iluminação para apresentar uma nova roupagem à imagem profissional sem perder a sua  identidade.

Responsável: Natália Tenoli – Arquiteta, urbanista e fotógrafa de casamentos e família há 10 anos, apaixonada por histórias e por guardar este legado através dos registros fotográficos.

Data: 22/10/2020 – às 20h 

3 – Impressão 3D: aplicações, desenvolvimento de projeto e técnica de impressão – A impressora 3D é um equipamento considerado como uma mini indústria por permitir o desenvolvimento de peças através da fabricação digital. Com o aumento do número de fabricantes de matéria-prima e designers, o equipamento permite o desenvolvimento de soluções nas mais diversas áreas de atuação. Não sendo diferente na área de ciências biológicas: a impressão 3D permite o desenvolvimento de protótipos e ferramentas de apoio em campo e pesquisa.

Responsável: Rafael Oliveira – CEO Coletivo 3D

Dia 23/10/2020 – às 14h 

4 – Modelagem 3D do Zero com o Blender 2.8 (23/10 – 14h) – Nesta oficina de Blender, serão apresentados os conhecimentos necessários para criação de artefatos tridimensionais. Entre as abordagens estão pontos como: o que é um artefato 3D, seus princípios matemáticos e geométricos e como ele é construído em software de modelagem. Em seguida, haverá demonstração da ferramenta Blender 2.8 de maneira prática.

Responsável: Daniel Nipo, graduado em Jogos Digitais pela UNICAP, pós-graduado em Docência no Ensino Superior pela UNINASSAU e graduando em Licenciatura em Expressão Gráfica pela UFPE.

HASHTAGS PARA AS REDES SOCIAIS

#17snct #jardimbotanicodorecifenasnct #snct2020 #jbr&snct2020 #AquitemCNPq, #AquitemMCTIC, #CNPq, #MCTIC e #JBR, além de fazer referência ao MCTIC e JBR citando: @MCTIC e @JBR