No Dia Internacional da Síndrome de Down foram realizados debates para sensibilizar a sociedade para a construção de ambientes acessíveis e inclusivos visando a empregabilidade de pessoas com deficiência. No próximo domingo (26), no  Marco Zero, serão promovidas apresentações artísticas, aulão de Zumba e exposição

Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, nesta terça-feira (21),  a  Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Juventude sobre Drogas, promoveu debates para sensibilização da sociedade visando a construção de ambientes acessíveis e inclusivos para as pessoas com Síndrome de Down e pessoas com deficiência. O palco do encontro foi o auditório do Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, e reuniu empresários, profissionais que atuam em diversas áreas, organizações e instituições de pessoas com deficiência. A próxima ação será realizada no domingo (26), no Marco Zero, no bairro do Recife, quando haverá apresentações artísticas, aulão de Zumba e exposição.

Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, participou do encontro e destacou a importância dos debates, buscando superar barreiras atitudinais e comportamentais na promoção de uma sociedade mais plural e inclusiva. Ela também anunciou que a Prefeitura vai publicar decreto que cria no âmbito da Administração Pública Municipal, o  Dia “D”, quando serão realizadas ações no sentido da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, a serem realizadas, anualmente, no dia 5 de maio. 

Também estiveram presentes, Rafael Figueiredo, diretor de tecnologia da Prefeitura do Recife e vice-presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Adynara Gonçalves, secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Elizabete Godinho, secretária-executiva de Direitos Humanos e Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife.

Durante a manhã e tarde, foram realizados debates e um painel sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. A administradora baiana Amanda Brito, do Instituto AB, que atua em gestão estratégica da diversidade, equidade e inclusão, falou da importância de impulsionar a diversidade como fator estratégico para a inovação. “As organizações precisam sair da perspectiva da diversidade, atuando apenas com uma questão legal. Elas devem ter o entendimento do trabalho da diversidade como fator estratégico que geram impacto nos resultados de negócio”, enfatizou. Ela ainda ressaltou que o objetivo do Instituto AB é promover a empregabilidade das pessoas com deficiência e tornar o mundo do trabalho mais inclusivo e diverso.

Durante o encontro também houve apresentação de cases pelo Grupo Cittamobi e Grupo Girassóis. O Cittamobi Acessibilidade, que já funciona no Recife, mostrou algumas mudanças, como a modernização e ampliação de serviços disponíveis para potencializar ainda mais a autonomia dos deficientes visuais. Atualmente, o aplicativo conta com previsão em tempo real do transporte público, aviso de chegada ao ponto destino, ambientação do usuário ao longo do trajeto, roteirizador e a possibilidade de criação de pontos de referências personalizados. Todas essas funções são ativadas por comandos de voz e possuem o suporte de uma assistente virtual.

Luiz Eduardo Porto, engenheiro de software e idealizador do aplicativo Cittamobi Acessibilidade, explicou que a nova versão é mais avançada e aperfeiçoada. Ele frisou que o app apresenta funções como nome para a assistente de voz, pontos de referência para facilitar a auto localização, rotas pré-determinadas para ir ao trabalho, ir ao médico e locais (casa, trabalho) definidos por voz. Porto ainda informou que o app Cittamobi Acessibilidade pode ser baixado nas lojas Google Play e Apple Store.

Por fim, Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, anunciou que a Prefeitura vai publicar decreto que cria no âmbito da Administração Pública Municipal, o  Dia “D”. Serão realizadas ações no sentido da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, a serem realizadas, anualmente, no dia 5 de maio. As iniciativas terão como objetivo a mobilização de empresas do Recife para a promoção da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Caberá às pastas municipais do Recife, como as Secretarias de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP) e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), a coordenação, mobilização e estruturação das ações do DIA “D”.

Por fim, Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife destacou que o “Dia D” terá como objetivo a mobilização de empresas do Recife para a promoção da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Caberá às pastas municipais do Recife, como as Secretarias de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP) e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), a coordenação, mobilização e estruturação das ações do DIA “D”

PRÓXIMA  AÇÃO – No próximo domingo (26), das 14h às 17h, na Praça do Marco Zero, no bairro do Recife, será realizada uma ação para chamar a atenção para o tema da inclusão. Haverá a participação da Academia da Cidade, do Maracarte – maracatu da instituição Integrarte, composto, em sua maioria, por pessoas com Síndrome de Down -, entidades de Síndrome de Down, apresentação de passista de Frevo da APABB (instituição voltada à inclusão), Aulão de Zumba, Exposição e entrega de materiais das entidades de síndrome de Down.