Estudo recente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) revela que 87% dos brasileiros dão preferência a consumir produtos e serviços de empresas que tenham práticas sustentáveis. É possível entender o resultado, uma vez que a busca por escolhas que impactem menos no meio ambiente é um pilar para o crescimento responsável e orientado para o Environmental, Social, and Governance (ESG).
Nesse sentido, empresas buscam soluções e fazem adaptações em suas rotinas e processos. Na Transportadora Itamaracá, que faz parte do consórcio Conorte, a preocupação com o destino dos resíduos levou a companhia a assinar um termo de cooperação em 2009 com a Cooperativa de Catadores Erick Soares e, posteriormente, com a Cooreplast, cooperativa de reciclagem de plástico, que recebe os descartes recicláveis produzidos na empresa, desde 2019. Semanalmente, são recolhidos na Itamaracá cerca de 30 kg de plástico e 100kg de papelão e papel.
Aplicar ações de sustentabilidade é importante e a mudança começa aos poucos. Hélio Delamare, gerente administrativo na Itamaracá, explica que para conseguir esse objetivo, a empresa escolhe bons fornecedores; realiza coleta seletiva com separação de resíduos, como perigosos, recicláveis, sucata e etc; e realiza campanhas para evitar o desperdício de água e energia. “Essas ações somam-se à política interna da empresa de preservação ambiental e controle dos recursos naturais, bem como atende às diretrizes da ISO 14001, norma internacional que estabelece diretrizes para sistemas de gestão ambiental (SGA) em organizações, e possuímos essa certificação. Além disso, extinguimos o uso de copos descartáveis e realizamos treinamentos periódicos sobre coleta seletiva com os funcionários, entre outras ações”, explica Hélio.