Em uma noite marcada pela grande presença da advocacia pernambucana e de dirigentes do sistema OAB estadual e nacional e de autoridades de grande representatividade dos Três Poderes, a nova diretoria da seccional Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil tomou posse de forma oficial. No encontro realizado no Teatro Guararapes, nesta quarta-feira (11), foram reafirmados os compromissos assumidos com a classe e a sociedade e valorizado o papel da advocacia para a transformação de um estado e de um país com mais democracia e justiça social.

As diretorias da OAB-PE, liderada pelo presidente Fernando Ribeiro Lins e pela vice-presidente Ingrid Zanella, bem como da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), que tem Anne Rabelo como presidente, e da ESA-PE, comandada por Leonardo Moreira, já iniciaram os trabalhos em prol da advocacia desde janeiro, mas, por causa das restrições impostas pela pandemia de covid-19, só puderam celebrar a posse agora, depois de quatro meses e meio de muitas ações realizadas.

Foto: Yacy Ribeiro | OAB-PE

Presidente que se despediu do cargo em dezembro, o agora conselheiro federal Bruno Baptista foi o primeiro a discursar. Em meio a uma fala emotiva e que destacou as ações da OAB-PE para “derrubar os muros” e garantir mais inclusão e pelo cuidado com a categoria durante a fase mais crítica da pandemia, Baptista demonstrou confiança na nova diretoria. “Fico muito feliz em estar passando o bastão para pessoas como Fernando e Ingrid. Fernando é um homem de palavra e que cumpre o que promete. O que não é pouco nesses dias em que as aparências das redes sociais valem tanto. De Ingrid, posso falar com muita propriedade, é uma guerreira, sempre disposta a lutar por uma OAB mais inclusiva”, destacou.

Ingrid falou um pouco da trajetória que ela trilhou dentro do sistema OAB e fez um discurso unificador, para toda a advocacia, como deve ser toda e qualquer gestão da instituição representativa da advocacia. “Não há como falar de gratidão sem agradecer aos 40 mil advogados e advogadas de Pernambuco. Refiro-me à representatividade. Aos eleitores ou não, ativos e inativos, adimplentes e inadimplentes, públicos e privados, até aos formados em direito que não exercem a profissão, pois a nossa gestão é para todos”, afirmou Ingrid.

O presidente Fernando Ribeiro Lins destacou a importância da OAB não somente para a advocacia, mas para toda a sociedade. Ele lembrou do compromisso da instituição em se posicionar “sempre em defesa do estado democrático de direito, dos direitos humanos e da justiça social”. Fernando citou ainda a importância histórica que Pernambuco desempenhou no sistema OAB nacional e que perdura até hoje, com a ocupação de espaços importantes. “Não restam dúvidas que a OAB-PE tem um papel de destaque não apenas em nosso estado, mas em todo o sistema do Conselho Federal”.

Entre os presentes, destaque para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador André Guimarães, o desembargador Sílvio Neves Baptista, que representou o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o governador do Estado, Paulo Câmara, a vice-governadora, Luciana Santos, o prefeito do Recife, João Campos e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros.

Coube ao presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, fazer o encerramento do evento. Ele citou algumas conquistas da atual gestão, como a garantia dos honorários sucumbenciais e as mudanças no Estatuto do Advogado e enalteceu o trabalho e a preparação de muitos que formam a diretoria e o conselho da OAB-PE para realizarem um grande trabalho em prol da advocacia. “Fernando, Ingrid, diretoria, conselheiros, todos têm muita experiência no sistema OAB e estão prontos para garantir muitas entregas para a categoria”.

HOMENAGEM AOS 90 ANOS DA OAB-PE

Todos os ex-presidentes que fizeram parte da história de 90 anos da OAB-PE foram homenageados, com a entrega de uma gravura feita em bico de pena pelo artista plástico Cavani Rosas, retratando o prédio-sede da instituição, que originalmente abrigou as instalações do Jornal do Commercio. A cerimônia contou com nomes como Pedro Henrique Alves, Ronnie Duarte, Jorge Neves e Ademar Regueira e familiares de ex-dirigentes já falecidos.