Nesta quarta-feira (20), o Porto Digital e o inovabra habitat, espaço de coinovação do Bradesco, assinam um acordo de parceria para fomentar negócios entre as empresas corporates residentes do inovabra habitat e o ecossistema de inovação da cidade do Recife. O termo de parceria foi formalizado em evento com a participação do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e de Luca Cavalcanti, diretor executivo de canais digitais e inovação do Bradesco.
O inovabra habitat reúne 190 startups e 70 empresas corporate clientes do Bradesco em um prédio com mais de 22 mil m², situado no grande centro econômico e cultural de São Paulo, próximo à Avenida Paulista. Diariamente, o Bradesco promove atividades de coinovação entre grandes empresas correntistas do segmento corporate, áreas gestoras de negócios e startups. Com um ano de existência, o espaço foi responsável por fechar cerca de 90 contratos entre seus habitantes e, inclusive, com o Banco. Pelo acordo, o Porto Digital pode indicar startups qualificadas pelo inovabra habitat a atender as demandas de negócios das empresas habitantes e do próprio Bradesco. Além disso, as startups selecionadas passam a ter posições disponíveis no espaço físico para uso eventual no inovabra habitat e a poder usufruir dos cerca de mil eventos que acontecem durante o ano no local. Da mesma forma, startups do inovabra habitat poderão frequentar os espaços do Porto Digital.
Atualmente, o Porto Digital é um dos principais vetores da nova economia no Recife, com mais de 300 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo, com nove mil profissionais e 800 empreendedores localizados no bairro central da capital pernambucana. Fruto de uma política pública de inovação, o Porto Digital gera um faturamento anual de mais de R$ 1,7 bilhão. Empresas de vários portes fazem parte desse ecossistema: de startups a multinacionais, como a Accenture e o centro de desenvolvimento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
O inovabra é um ecossistema criado para promover a inovação dentro e fora do Bradesco. É formado por oito programas complementares – lab, ventures, internacional, hub, startups, polos, inteligência artificial e o próprio habitat – que têm como princípio comum a inovação colaborativa. O inovabra habitat é o espaço dedicado à geração de negócios de alto impacto baseado em tecnologias digitais disruptivas como blockchain, big data e algoritmos, internet das coisas, inteligência artificial, open API e plataformas digitais e computação imersiva.