Porta Curtas, plataforma pioneira no streaming brasileiro lançada em 2005 – três anos antes do YouTube -, está agora disponível na Claro TV+. Essa integração, realizada em 23 de agosto, marca um passo importante para ampliar o acesso a seu acervo de curtas-metragens que conta com gêneros como ficção, documentário e animação de produções nacionais.

Com um catálogo inicial de 180 títulos, o Porta Curtas conta com produções de diretores renomados do cinema nacional como “Eletrodoméstica”, Kleber Mendonça Filho; “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado e “A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti”, de Anna Muylaert. A plataforma oferece aos espectadores a oportunidade de assistir a filmes completos em momentos considerados breves como salas de espera, transporte público ou intervalos no trabalho. Novas produções serão integradas ao acervo paulatinamente e outras terão duração temporária na plataforma como, por exemplo, os 37 filmes da Mostra Brasil do 34º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum que estão disponíveis gratuitamente até 3 de setembro.

Assim como o outro serviço de streaming do grupo Curta! disponibilizado pela Claro, o Curta!On – Clube de Documentários -, não é necessário ser assinante da operadora para ter acesso ao Porta Curtas. Basta criar uma conta na Claro TV+ por meio de celular, computador ou SmartTV, entrar em “canais”, procurar por “Porta Curtas” e contratar o serviço por R$ 6,90 por mês.

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET/Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NEO;

Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional.

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.