O Porta Curtas, plataforma pioneira no streaming brasileiro lançada em 2005 – três anos antes do YouTube -, está agora disponível na Claro TV+. Essa integração, realizada em 23 de agosto, marca um passo importante para ampliar o acesso a seu acervo de curtas-metragens que conta com gêneros como ficção, documentário e animação de produções nacionais.
Com um catálogo inicial de 180 títulos, o Porta Curtas conta com produções de diretores renomados do cinema nacional como “Eletrodoméstica”, Kleber Mendonça Filho; “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado e “A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti”, de Anna Muylaert. A plataforma oferece aos espectadores a oportunidade de assistir a filmes completos em momentos considerados breves como salas de espera, transporte público ou intervalos no trabalho. Novas produções serão integradas ao acervo paulatinamente e outras terão duração temporária na plataforma como, por exemplo, os 37 filmes da Mostra Brasil do 34º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum que estão disponíveis gratuitamente até 3 de setembro.
Assim como o outro serviço de streaming do grupo Curta! disponibilizado pela Claro, o Curta!On – Clube de Documentários -, não é necessário ser assinante da operadora para ter acesso ao Porta Curtas. Basta criar uma conta na Claro TV+ por meio de celular, computador ou SmartTV, entrar em “canais”, procurar por “Porta Curtas” e contratar o serviço por R$ 6,90 por mês.
Sobre o Grupo Curta!
O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:
O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET/Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NEO;
O Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.
A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os
As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.