Projeto musical do multiartista Johann Brehmer vai apresentar processo criativo de três músicas instrumentais autorais; proposta foi aprovada pela Lei Aldir Blanc através do Edital de Formação e Pesquisa
O projeto “Por Dentro da Criação – da Ideia à Masterização” de autoria do multiartista Johann Brehmer inicia a fase de produção neste mês de janeiro. A proposta tem o intuito de compartilhar desde a criação até a finalização, três obras musicais instrumentais autorais . É um convite para acompanhar as etapas de pré-produção, produção e pós produção do processo criativo musical de Brehmer. Cada música contará com um vídeo comentado e outro com a obra finalizada, que estarão disponíveis gratuitamente no canal do YouTube do multiartista.
O espectador vai ter a oportunidade adentrar o universo criativo das obras a serem compostas, a partir do desenvolvimento, do ritmo, da elaboração da melodia, definição do arranjo, escolha do método de gravação até a timbragem final na mixagem, através de três pilares: criação, pesquisa musical e pesquisa sonora. As músicas instrumentais agregam uma pesquisa rítmica em compassos alternados e cada etapa será comentada e suas minuciosidades, explicadas abstrata e objetivamente.
Três instrumentos integram o projeto “Por dentro da criação – da ideia à masterização”: a Concertina, uma ‘sanfona’ hexagonal que é um dos primeiros instrumentos da família do fole; a NyungaNyunga Mbira, assim como a Kalimba, um instrumento milenar africano, da família dos idiofônicos; e a Bateria-Elétrica, desenvolvida pelo multiartista processada por pedais; além de algumas percussões como caxixis, pandeiros, e Derbak. No processo de mixagem serão utilizados pedais de guitarra no lugar de plugins, para a transformação de quaisquer fontes sonoras originais e a utilização de efeitos.
Todas as etapas do projeto serão realizadas no home-studio na casa de Johann, local no qual produz trilhas sonoras e desenvolve trabalhos de pesquisa e criação musical. “Pensei no projeto como uma forma de compartilhar meu processo criativo musical a partir da criação, da pesquisa musical e sonora. Conto um pouco da minha história com os instrumentos e com a música, das descobertas de compassos ímpares, práticas que me permitiram desenvolver ritmos e composições nestes tempos pouco usuais, a preparação para gravação, inspirações”, explica ele.
“Por dentro da criação – da ideia à masterização” conta com a participação do produtor audiovisual Nilton Pereira (cofundador da TV VIVA e coprodutor do Som na Rural), e segue até março com todas as etapas compartilhadas através das redes sociais de Johann Brehmer. O projeto foi contemplado na Lei Aldir Blanc, através do Edital de Formação e Pesquisa.
Sobre Johann Brehmer
De Piracicaba-SP, radicado em Recife-PE desde 2001, Johann é músico há 32 anos e técnico de áudio há 18. É também produtor musical, pesquisador de culturas e inventos sonoros, compositor de trilhas musicais e palhaço. A origem étnica mestiça, árabe por parte de mãe e do leste europeu por parte de pai, tendo cada um de seus avós e pais nascidos em países diferentes, faz dele um brasileiro essencialmente típico, ou seja, de misturas improváveis.
Iniciou seus estudos de música aos 7 anos com o acordeão, passando para o violão aos 11 e encontrando-se com a bateria aos 13, com a qual desenvolveu uma identificação maior nos anos seguintes. Estudou no Conservatório de Tatuí-SP entre 1998 e 2000 e no Instituto de Áudio e Vídeo – IAV, em 2003 na cidade de São Paulo. Graduado em Produção Fonográfica pela Faculdade Aeso – Recife/PE em 2011, cursou uma Formação Continuada em Palhaçaria entre 2016/2017 ministrada por diferentes mestres da área como Ésio Magalhães, Ricardo Puccetti, Biribinha, Anderson Machado, Luciana Viacava e Andréa Macera.
Já se apresentou como instrumentista ao lado de Erasto Vasconcelos, Zabé da Loca, Mateus Aleluia, Bule-Bule, Virgínia Rodrigues, Maestro Letieres Leite, Benjamim Taubkin, Walter Areia, Helder Vasconcelos, Zé Manoel, Grupo Bongar, Luiz Carlos da Vila, Alessandra Belloni, Alessandra Leão, Caçapa, entre outros. Possui desde 2003 um estúdio de gravação e, como técnico já gravou artistas como Siba, Naná Vasconcelos, Juliano Holanda, Isaar, Carlos Malta, Mestre Camarão, Ramiro Musotto, Biu Roque, Helder Vasconcelos, Anderson Miguel, Luiz Paixão, Lucas dos Prazeres, Renata Rosa, Maciel Melo, Josildo Sá, Joaquim Izidro, Alessandra Leão, Caçapa, Gilú Amaral.
É criador de Trilhas Sonoras Originais para espetáculos de teatro, dança, palhaçaria, filmes de curta / longa-metragem e lançou dois discos autorais chamados Gravações Mombitaba Vol. 01 e 02. Recebeu prêmio de melhor trilha sonora no Festival de Cinema de Brasília com o Longa Documentário – O Mestre e o Divino de Tiago Torres, e no ano de 2014 participou do Palco Giratório com o Grupo Peleja, fazendo a trilha sonora ao vivo do espetáculo Gaiola de Moscas, circulando por vinte estados do território brasileiro, premiado em 2015 como Melhor Trilha Sonora no Janeiro de Grandes Espetáculos.
Assinou Produção e Direção Musical do disco autoral Tempos Vindouros de Joaquim Izidro & Espelho d’água em 2011 e do disco Sambador de Helder Vasconcelos em 2016. Realizou em 2019 uma expedição junto ao Som na Rural pelos interiores do estado com seu estúdio móvel na qual rodaram mais 3.000 km e registraram diversas manifestações culturais, de rituais indígenas a grupos populares e shows artísticos. Multi Instrumentista, Johann considera atualmente que seu instrumento principal é o estúdio em si, com o qual confecciona texturas sonoras, criando ambientes e paisagens para fins diversos.
Para conhecer mais sobre o projeto “Por dentro da criação – da ideia à masterização” acesse: