Segundo estudo realizado pela consultoria internacional Boston Consulting Group (BCG) sobre vivências e dificuldades da comunidade LGBTQIAP+ no mercado de trabalho global, incluindo o Brasil, cerca de 77% dos profissionais brasileiros já foram discriminados neste ambiente. Esse dado, ainda que preocupante, reforça a necessidade das lideranças tomarem a frente desse processo e criarem políticas afirmativas que sejam capazes de construir ambientes mais seguros para os colaboradores.
“As empresas e, em especial as lideranças, precisam ter esse dever de criar espaços que sejam, de fato, inclusivos e acolhedores para os grupos minorizados. Mais do que criar ações neste sentido, elas precisam desenvolver competências de empatia e compaixão para estarem presentes às necessidades de seus colaboradores, liderando uma verdadeira transformação cultural dentro das organizações, explica Carine Roos, CEO e fundadora da Newa Consultoria.
Algumas pessoas consideram que o mundo corporativo não é um lugar seguro justamente porque as empresas não cultivam o debate aberto e sadio sobre orientação sexual e identidade de gênero, por exemplo. “Criar espaços de troca mútua entre os colaboradores é um dos primeiros passos para a construção de um ambiente seguro para os colaboradores. Capacitar líderes e liderados sobre diversidade é algo que, cada vez mais, torna-se essencial dentro das organizações”, aponta a CEO.
Essa conduta de capacitação, seja de lideranças ou liderados, reflete positivamente no escopo da empresa. Afinal, quando um colaborador não se sente bem dentro de uma organização, ele não consegue exercer bem as suas atividades. No entanto, quando há esse espaço de fala e protagonismo dentro das empresas, o ambiente torna-se mais propício não apenas à pessoa colaboradora, mas à inovação, criatividade, felicidade e pessoas se sentindo pertencentes à organização.
SOBRE A NEWA:
A Newa é uma empresa especializada na capacitação de líderes e colaboradores que transforma as organizações por meio da diversidade, inclusão e inovação. A sócia-fundadora, Carine Roos, pretende apoiar as empresas no desenvolvimento de lideranças que valorizem e respeitem a diversidade, promovam maior escuta ativa e sejam verdadeiras aliadas para impulsionar a equidade de gênero, raça, público LGBT, PcDs, maduras e refugiadas dentro das organizações. Ao aprofundar a mentalidade de diversidade dos líderes, a empresa engaja lideranças no tema para que a mudança e a transformação sejam efetivas e tragam valor à sociedade como um todo.