Planeta Brasil Sustentável estreia no canal SDPTV, no dia 8/03, às 14h, com abordagem popular e plural da Agenda 2030 da ONU
Um projeto inovador em Comunicação, que utiliza o formato de entrevista e podcast para envolver a sociedade no debate sobre a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e divulgar iniciativas públicas e privadas de ESG (organizações preocupadas com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa), começa a tomar corpo no País: o Planeta Brasil Sustentável.
Idealizado pelo jornalista e sociólogo Aurélio Munhoz, que há 10 anos monitora e divulga a implantação da Agenda 2030 e dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ), o Planeta Brasil Sustentável é apartidário, independente e está sendo veiculado semanalmente pelas redes sociais do projeto, em programas com duração de 30 minutos, lançados sempre às segundas-feiras. A partir de quarta-feira (dia 08/03), o projeto também estará no canal SDP TV, que tem base em São Paulo (SP) e Aracaju (SE) e é veiculado nacionalmente, sempre às 14h.
Em cada programa, o jornalista entrevista empreendedores sociais, agentes públicos, lideranças comunitárias, empresários e ativistas que desenvolvem iniciativas relevantes comprometidas com os 17 ODS e a Agenda 2030 da ONU. A intenção do projeto é sensibilizar a sociedade sobre a importância do seu envolvimento no tema.
“Queremos que as pessoas percebam que só conseguiremos garantir um futuro digno a todos os seres humanos, com desenvolvimento sustentável e respeito a todas as formas de vida, se todos e todas conhecerem a dimensão dos problemas que enfrentamos, envolverem-se nas muitas iniciativas já existentes que têm este objetivo e fizerem sua parte na construção do planeta que desejamos”, explica.
O QUE DIFERENCIA O PROGRAMA
O projeto surgiu de uma constatação: parte significativa das iniciativas ligadas à sustentabilidade desenvolvidas tanto no setor público quanto no privado envolve apenas um dos 17 ODS, atinge um público limitado e por um tempo determinado. “Nosso objetivo é preencher esta lacuna. Estamos oferecendo uma ferramenta já consagrada, no campo da Comunicação, para atingir um público bem mais amplo, por mais tempo e abrangendo todos os 17 ODS”, explica Munhoz. “Dessa forma, usando linguagem acessível e a apresentação de iniciativas interessantes, queremos que as pessoas percebam que precisam se envolver com o tema”.
O projeto surgiu em Curitiba, no Paraná – Estado que em 2020 foi apontado como líder nacional em sustentabilidade ambiental, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, publicado pelo Centro de Liderança Pública. O Estado apareceu como 1º lugar nesse quesito e 4º colocado na classificação geral.
Porém, o Planeta Brasil Sustentável se propõe a abordar o tema da Agenda 2030 em escala nacional. “É natural que seja assim. Embora o Paraná seja referência em ações de ESG, especialmente no campo ambiental, não é possível pensar na Agenda 2030 sem a integração de todos os agentes públicos e privados que fazem os 17 ODS acontecerem , até porque é preciso levar em conta que todos os biomas e todas as políticas públicas que envolvem o setor privado estão interligadas”, explica.
Os endereços do Planeta Brasil Sustentável nas redes sociais:
YouTube: youtube.com/@
Facebook: facebook.com/
Instagram: instagram.com/
Tik Tok: tiktok.com/@