A MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, anuncia que, em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, o aclamado drama de Hector Babenco, Pixote, A Lei do Mais Fraco, chega à plataforma em 19 de junho.
O clássico do cinema brasileiro de 1980 é estrelado por Marília Pêra, Jardel Filho, Rubens de Falco, Elke Maravilha, Tony Tornado, Beatriz Segall e Ariclê Perez. Foi dirigido e escrito por Hector Babenco (Carandiru, O Beijo da Mulher Aranha), e escrito também pelo chileno Jorge Durán (Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, O Beijo da Mulher Aranha), sendo baseado no livro de José Louzeiro, Infância dos Mortos. Recebeu indicação a Melhor Filme Estrangeiro no Golden Globes em 1982, e venceu sete prêmios em festivais internacionais, entre eles o Leopardo de Prata, em Locarno ( 1981).
Pixote, A Lei do Mais Fraco acompanha um grupo de meninos desde os horrores de um reformatório até sua fuga para as ruas de São Paulo, e gira em torno do órfão Pixote, de 11 anos – interpretado pelo então estreante Fernando Ramos da Silva. Abandonados por quem deveria protegê-los, os garotos são forçados a sobreviver com as únicas atividades econômicas abertas para eles: sexo e drogas.
O filme foi restaurado pelo World Cinema Project, da The Film Foundation – criada por Martin Scorsese -, e Cinemateca di Bologna, na L’Immagine Ritrovata, em associação com HB Filmes, Cinemateca Brasileira e JLS Facilitações Sonoras. A restauração foi financiada pela Hobson/Lucas Family Foundation.
O restauro do longa faz parte do projeto audiovisual Memória Hector Babenco, da HB Filmes, para recuperar toda a obra do cineasta, falecido em 2016. Aprovado pelo MINC, o projeto prevê a recuperação de mais sete longas-metragens do diretor, realizados entre 1975 e 2007: O Rei da Noite (1975); Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia (1977); Brincando nos Campos do Senhor (1990); Coração Iluminado (1998); Carandiru (2003) e O Passado (2007).
Pixote, A Lei do Mais Fraco
Disponível a partir de 19 de junho
mubi.com
SOBRE A MUBI
A MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a enaltecer o melhor do cinema. A MUBI produz, adquire, seleciona e apoia filmes visionários, conectando-os a públicos em todo o mundo.
MUBI é um lugar para descobrir filmes ambiciosos de diretores icônicos a autores emergentes. Um novo filme escolhido a dedo chega à plataforma todos os dias, cada um deles cuidadosamente selecionado pelos curadores da MUBI. Notebook explora todos os lados da cultura cinematográfica — nas versões impressa e online.
Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem Passages de Ira Sachs, Crimes of the Future de David Cronenberg, Close de Lukas Dhont, Shiva Baby de Emma Seligman, Aftersun de Charlotte Wells, Annette de Leos Carax, First Cow de Kelly Reichardt, Titane de Julia Ducournau, Memoria de Apichatpong Weerasethakul, Drive My Car de Ryusuke Hamaguchi, e Matthias & Maxime de Xavier Dolan.
As coproduções da MUBI incluem o próximo filme de Michel Franco, Memory, One Fine Morning, de Mia Hansen-Løve, My First Film, de Zia Anger, o vencedor de Sundance Farewell Amor, de Ekwa Msangi, e Meu Legionário, de Rachel Lang.
MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo, disponível em 190 países, com mais de 12 milhões de membros. A MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022.
Os planos de assinatura custam R$ 29,90 por mês ou R$ 238,80 a anuidade. A MUBI está disponível no navegador web, nas plataformas Roku, Amazon Fire TV e Apple TV, em aparelhos Smart TVs LG e Samsung, assim como em dispositivos móveis incluindo iPad, iPhone e Android.