Elegância provavelmente é o adjetivo mais adequado para definir a uva Pinot Noir. Delicada e de difícil cultivo, tem a região da Borgonha, na França, como seu melhor terroir e é a grande vedete dos vinhos mais refinados e bem elaborados do mundo. Está presente também em outras regiões de clima frio pelo mundo, sendo que cada uma valoriza uma faceta fantástica diferente. É uma uva tão especial a ponto de ter um dia só para chamar de seu: Dia 18 de agosto é o Dia Internacional da Pinot Noir.

“Os bons vinhos de Pinot Noir primam pela elegância e têm uma coloração translúcida, em virtude de sua casca fina. Apresentam maravilhosos e sutis aromas de frutas vermelhas frescas, com alguns toques mais rústicos como de cogumelos, couro e terra. Em nenhum outro lugar ela atinge o nível de qualidade e o estilo de sua terra natal, mas hoje há ótimos vinhos de Pinot Noir em regiões como a Nova Zelândia, Oregon, Chile, África do Sul, Austrália e Argentina, sem contar as experiências de muitos produtores europeus no Norte da Itália e Alemanha”, destaca Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine.

Nos países do Novo Mundo é comumente cultivada em regiões mais frias, seja pela altitude ou pelas brisas frescas do Pacífico no caso do litoral chileno. O Costero Reserva D.O. Valle de Leyda Pinot Noir 2020 (https://www.wine.com.br/vinhos/costero-reserva-d-o–valle-de-leyda-pinot-noir-2020/prod26044.html) mostra perfeitamente como essa variedade se comporta nesse perfil de terroir. Com aromas de frutas vermelhas bem frescas, notas terrosas e acidez impecável, é um vinho delicado e fácil no paladar, podendo ser degustado até um pouco mais gelado em torno de 15 °C. 

No Brasil, a casta é muito utilizada em cortes de vinhos espumantes, além de ser uma das mais tradicionais na elaboração dos mais famosos champagnes. No Montaudon Brut (https://www.wine.com.br/vinhos/champagne-montaudon-brut-/prod3170.html) ela predomina ao lado da Pinot Meunier e Chardonnay, criando uma explosão de sabores, com uma textura cremosa e refrescante, acompanhando com perfeição os aperitivos e entradas.

Os franceses têm pratos típicos para essa harmonização, como o Boeuf Bourguignon e o Coq au Vin, que brilham ao lado do  rótulo Louis Chevallier Pinot (https://www.wine.com.br/vinhos/louis-chevallier-pinot-noir-2019/prod26346.html) Noir 2019. Os apaixonados por vinhos que não consomem pratos à base de carnes, podem ficar despreocupados, pois este rótulo também harmoniza muito bem com risotos de cogumelos, vegetais assados e pizzas à base de queijos.

Já para os apreciadores de vinhos mais estruturados e complexos, a recomendação é um Pinot Noir como o Partridge Reserva Pinot Noir 2019 (https://www.wine.com.br/vinhos/partridge-reserva-pinot-noir-2019/prod24661.html), que amadurece 12 meses em barricas de carvalho francesas, ganhando toques especiais, amadeirados e balsâmicos, além de um pouco mais de corpo.

Sua tradição milenar, juntamente com sua complexidade aromática e versatilidade na hora de harmonizar, são características cativantes e que tornam essa variedade uma das mais cultivadas e admiradas pelo mundo. Renda-se também aos seus encantos!

SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri, (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.