Uma recente pesquisa da Wildfire Systems Inc., divulgada pela PR Newswire, mostra que 90% dos compradores têm demonstrado maior interesse em receber descontos, usar cupons e ganhar recompensas de cashback quando fazem compras, sendo que 1 em cada 3 consumidores começou a usar esses programas nos últimos dois anos.
Além disso, segundo o levantamento, os descontos influenciam positivamente as taxas de conversão do comércio eletrônico: 82% dos consumidores disseram que têm maior probabilidade de concluir uma compra quando têm um desconto. Entre os principais motivos para o interesse nos descontos e recompensas está o aumento dos preços e a crise econômica que impactou o mundo nos últimos anos.
Falando em impacto econômico, as recompensas também podem ser uma forma de alcançar renda extra. O Instituto Real Time Big Data aponta que quase metade da população (48%) declara buscar alguma renda extra para lidar com as despesas mensais.
Os números vão ao encontro do crescente interesse do brasileiro em aplicativos e plataformas de recompensas e descontos. Com milhões de acessos anuais, as plataformas online de recompensas têm um funcionamento fácil e intuitivo, que basicamente consiste em premiar com pontos (que podem ser trocados por descontos ou por dinheiro) quem responde a pesquisas, joga, assiste a vídeos e realiza outras ações do tipo.
“As plataformas de recompensas são excelentes para impulsionar a autonomia das pessoas no processo de decisão de compras, uma vez que é possível adquirir produtos, serviços e até ganhar dinheiro por meio da troca de informações de consumo com as empresas”, explica Fabiane Quero, gerente de Negócios do MeSeems, plataforma de recompensas e painel de respondentes da MindMiners.
“Entendemos que todos nós, enquanto seres humanos, precisamos nos sentir motivados para realizar as atividades do cotidiano, principalmente porque vivemos acelerados, cumprindo tarefas. No caso das plataformas de recompensas, como as pessoas precisam dedicar um tempo especial para contribuir com suas informações pessoais e experiências, os benefícios são extremamente importantes para que tenham oportunidades de desconto ou compras. As pessoas se sentem mais comprometidas quando existe uma relação de troca com o serviço que estão usando. A ideia é que todos saiam ganhando”, pontua Fabiane.
No MeSeems, por exemplo, o usuário pode ganhar até 500 pontos respondendo 10 pesquisas. Entretanto, é preciso que eles preencham o perfil por completo para serem selecionados e receber os questionários.
“A outra possibilidade é acumular pontos em nosso marketplace. São mais de 150 lojas online com até 10 pontos por real gasto. A pessoa também pode interagir e consumir conteúdos sobre produtos e serviços. Então, além dela fazer isso sendo remunerada nas pesquisas, pode pedir sugestões ou indicar alguma experiência de consumo que teve com marcas de todo o Brasil”, detalha Fabiane.
A plataforma de recompensa MeSeems pode ser acessada pelo celular – através de download nas lojas de aplicativos para Android ou iOS – ou pelo computador. Com um cadastro simples e rápido, as pessoas interessadas já começam a receber pesquisas para acumular pontos.
MeSeems
MeSeems, plataforma da empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital MindMiners. Na plataforma as pessoas que respondem pesquisas ganham pontos que podem ser trocados por mais de 25 recompensas incríveis: recarga de celular, crédito para usar no McDonald’s, iFood, Outback e em lojas como Americanas.com, Casas Bahia, Lojas Renner, entre outras. Até hoje, mais de 5 milhões de pessoas utilizaram o MeSeems em todo o Brasil. Na ferramenta, os usuários ganham recompensas por participar de estudos de mercado e ao fazer compras na própria plataforma