Fórum de Debates realizado no Cabo de Santo Agostinho contou com palestra do economista Ecio Costa 

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, através do Instituto Fecomércio-PE e o Sebrae/PE, realizou, nesta quinta-feira (13), no município do Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul pernambucano, o Fórum de Debates “Tendências e perspectivas econômicas para o Cabo de Santo Agostinho e entorno”, que teve como palestrante o economista e professor titular de economia da UFPE Ecio Costa. O evento também contou com o lançamento do Cartão do Empresário para aquela região. “É com imensa satisfação que nós do Sistema Fecomércio damos início ao primeiro de uma série de seis Fóruns espalhados por todo o Estado, que busca trazer uma visão mais atual da economia pernambucana e mundial para os comerciantes e empresários que fomentam o nosso sistema financeiro”, afirmou Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio Pernambuco, durante a cerimônia de abertura.  

Durante a abertura do encontro, José Guilherme dos Santos, presidente do Sindilojas do Cabo de Santo Agostinho, agradeceu a iniciativa da Fecomércio-PE e o impacto positivo da iniciativa. “Essa parceria fortalece ainda mais a economia local, principalmente pelo lançamento do Cartão do Empresário, que chega ao Cabo para promover ainda mais os produtos e serviços que a nossa região oferece à população. Agradeço também ao Sebrae que sempre está ao nosso lado, tanto na promoção de capacitações, quanto no apoio ao pequeno e médio empresário”, afirmou o presidente, que, durante a sua fala, ainda aproveitou para  homenagear a delegada do CRC Cabo e Jurisdição, Luzinete Santos, e a vereadora do Cabo de Santo Agostinho Maria Tereza de Araújo pela passagem do Dia das Mulheres e por sua atuação no município.  

Economia – O economista e professor Ecio Costa falou aos empresários locais sobre a economia mundial, as tendências do comércio e as principais perspectivas para os próximos anos. “Quando todos nós achávamos que a economia voltaria a andar, depois da pandemia, quando sofremos com diversas restrições e impedimentos do crescimento dos nossos negócios e da economia brasileira, nós nos deparamos com uma guerra entre Rússia e Ucrânia, que acabou causando diversas sanções econômicas e restringimento da economia russa, que é uma das maiores exportadoras de petróleo e gás natural do mundo. Isso fez eclodir uma crise de abastecimento nos países que antes a estavam boicotando. Isso tudo afeta severamente a nossa economia, com a alta do dólar, a defasagem nas exportações de insumos e o terceiro maior exportador mundial do commodity mais usado no globo, o petróleo. Isso causa impactos na inflação mundial e nacional, reduzindo o poder de compra e o poder de barganha da população e dos comerciários”, comenta o economista durante a sua palestra.  

Ainda em sua fala, o economista discorreu sobre as taxas de juros, o crescimento do varejo e o setor de serviços, onde, segundo ele, as famílias foram a principal causa do seu crescimento. Além disso, tratou sobre as parcerias de importação e exportação brasileira. “Não tem como falar de mundo sem falar da China, pois é um tema que interfere até aqui no Porto de Suape, que é um porto que tem uma relevância nacional e que movimenta a economia do País por causa das exportações. É preciso sempre estar de olho nessa movimento que o Brasil e China estão fazendo na diplomacia e nos acordos econômicos”, afirma Ecio Costa.  

Cartão do Empresário –  Ainda durante o Fórum, Tássio Santana, gestor do Cartão do Empresário da Fecomércio, realizou o lançamento oficial do produto no Cabo de Santo Agostinho e municípios circunvizinhos.  “O Cartão é o maior clube de descontos do Estado de Pernambuco e possui vantagens em quase todo o território brasileiro. Hoje, são cerca de 3.800 clientes atendidos e a rede de parceiros conta com mais de 700 sócios, desde farmácias, hotéis, cursos, academia e parcerias exclusivas com os serviços prestados pelo Sesc, por meio dos diversos hotéis e resorts espalhados pelo Estado,  e os cursos ofertados pelo Senac, que chegam a 25% de desconto”, afirmou o gestor.