Maior equipamento de eventos do Nordeste reafirma força com a entrega da nova ala de congressos e encontros de negócios, num investimento de R$ 8 milhões do Consórcio CID. Até final de 2025, serão R$ 20 milhões em requalificação  

O maior pavilhão em área única no Nordeste, com 20 mil m²; um dos maiores teatros do País, com quase 2.400 lugares, e agora, uma nova ala de convenções com salas que reúnem o que há de mais moderno em estrutura arquitetônica, acústica e tecnológica no Brasil. Esses são só alguns dos trunfos do Pernambuco Centro de Convenções, maior equipamento de eventos do Nordeste e um dos mais tradicionais do País, que completa 45 anos de atividades nesta quinta-feira, 25 de julho.

Sob a administração do Consórcio CID Convenções há dois anos – após concessão pública realizada pelo Governo do Estado -, o complexo vive uma rotina intensa de obras de requalificação e modernização, que inclui entregas como a nova área externa de eventos, em 2023, que recebe até 20 mil pessoas; a troca de todo o carpete do Teatro Guararapes, e melhorias na iluminação, ar-condicionado e banheiros do Pavilhão.

Mas nenhuma dessas iniciativas se compara à inauguração dos dois novos conjuntos de salas multifuncionais a serem entregues neste aniversário. “É, sem dúvida, nossa principal entrega neste início de gestão. O Centro de Convenções reconquista um espaço perdido na última década pela falta de investimentos. O mercado de eventos de negócios e, principalmente, o de convenções, carece de salas modernas e confortáveis. Desde que anunciamos a construção das salas, observamos a volta de grandes eventos e isso faz com que já tenhamos 20 encontros confirmados. Estamos recolocando Pernambuco no mercado de convenções do Brasil”, afirma o CEO do Pernambuco centro de Convenções, Cláudio Vasconcelos.

A inauguração da ala exclusiva para convenções se mistura ao clima festivo pelos 45 anos, com direito a homenagens, apresentações culturais, exposição pontuando os momentos mais importantes e um ambiente de confraternização e networking para convidados do trade turístico, autoridades e imprensa.

Antes mesmo da inauguração, já a partir das 14h, fornecedores e promotores de eventos encontram-se no Conexão Recife CVB, realizado em parceria com o Recife Convention & Visitors Bureau. A ideia é que o trade possa conhecer as salas vivenciando a experiência de participar de um encontro.

Após o término da rodada de negócios, será iniciada a cerimônia comemorativa, com apresentação de músicos da Orquestra Pernambuco Centro de Convenções, sob a regência do maestro Israel França.

DETALHAMENTO DAS SALAS

O conjunto maior inclui três salas moduláveis, para até 500 pessoas cada uma. No formato de ambiente único, a capacidade chega a duas mil pessoas, totalizando 1.400 m². O segundo espaço abriga até 600 pessoas e se integra a três salas de apoio de 40 m², somando 584 m². Os ambientes reúnem o que há de mais atual em tecnologia para espaços de eventos, com projetos acústicos exclusivos e climatização independente.

Para modular os ambientes, foi desenvolvido um projeto específico, com divisórias de alta tecnologia. As paredes laterais, as divisórias e o forro do teto são de dry wall e preenchidos com lã de PET, material 100% reciclado. Além disso, a matéria-prima escolhida proporciona um isolamento acústico melhor, reduzindo o ruído dos ambientes interno e externo e entre as salas. O projeto acústico também conta com um condicionamento pensado de maneira que a geração de som se propague igualmente.

As salas multifuncionais contarão ainda com equipamentos de última geração. O sistema elétrico tem o cabeamento camuflado acima do forro do teto, dispensando instalação nas laterais. Para o evento inaugural, telões de LED foram instalados no teto.

O piso das salas do primeiro conjunto é revestido com carpete especial para ambientes com alto tráfego de público, facilitando a manutenção e o sistema elétrico tem capacidade para receber equipamentos com até 25 mil watts de potência.

A entrega das novas salas marcará também a reabertura da entrada principal da área de convenções, com acesso direto ao foyer do Teatro Guararapes. A entrada norte foi requalificada e permitirá que as gerações atuais descubram um novo “pedaço” do equipamento. Eventos simultâneos, como feiras no Pavilhão e apresentações no Teatro Guararapes, contarão com entradas distintas para o público.

Organizadores de congressos e eventos de negócios passarão a contar com um ambiente de credenciamento totalmente renovado, com 10 estações de trabalho oferecendo ponto de energia e internet. O jardim interno também foi requalificado, recebendo um projeto de paisagismo com espécies locais e nova iluminação.