Pedro Fonte vem construindo, ao longo da última década, uma reputação de baterista de grandes artistas – tendo trabalhado com nomes como Cícero, Rubel, mãeana, Antonio Neves e Marcelo Callado. Agora, ele mostra outro lado de seu trabalho, com o single “Back to the Start”, um primeiro gostinho de sua próxima etapa solo como cantor, compositor e instrumentista. A faixa é acompanhada de um vídeo onde Fonte surge entre luzes e cores, com o artista servindo de tela para projeções. O lançamento anuncia o segundo disco, “Luz na Madrugada / Late Night Light”, previsto para setembro através do seu selo Gá Music em parceria com a yb music

Ouça “Back to the Start”: https://lnk.fuga.com/pedrofonte_backtothestart

Assista ao clipe “Back to the Start”: https://youtu.be/shtuxjCYHQ4

A novidade é o primeiro passo de Pedro Fonte após o álbum de estreia, “Filme do Tempo”, um mergulho intimista e pessoal lançado no auge da pandemia, em 2020. Agora, o músico está pronto para novos ares. O recomeço proposto por “Back to the Start” é um convite ao descanso, uma mudança no equilíbrio das energias solares que vêm antes e depois dessa canção – a sexta faixa, inaugurando a segunda metade do trabalho de 10 músicas.

“Foi uma das últimas que compus e queria uma música que aterrasse um pouco o que estava rolando nas outras, que acalmasse a energia do disco. De alguma forma ela se elegeu pra ser o single, muita gente que ouviu o disco se relacionou de cara com ela. Talvez porque é uma música curta, simples, com uma letra muito direta ao ponto e com praticamente um acorde só a música inteira (ela muda e passa rapidamente por outros dois…). Com a melodia pronta, senti que tinha algo cíclico nisso de martelar o mesmo acorde o tempo inteiro”, analisa Pedro.

A temporalidade e efemeridade das coisas segue como uma motivação latente no trabalho de Fonte. Tanto que o título do novo álbum é, também, um recorte temporal: as altas horas da madrugada, em que os silêncios se amplificam e as luzes pulsam mais intensamente. 

“Acabei me inspirando pra falar de algo muito banal nas nossas vidas,  a sensação de voltar pro ponto de início, assistir esse filme que é o nascer e morrer das coisas, o tempo passar e voltarmos pra estaca zero e construir as coisas de novo pra que elas morram e nasçam outras eternamente. Tentei produzir essa música pra ficar com uma estética bem escura, como debaixo d’água ou dentro de um ventre mesmo e ir abrindo, saindo da água. A música vai crescendo em termos de timbres – começa só com violão baixo e bateria, depois ganha sintetizadores, vibrafone, a melodia vai andando e música ganhando corpo, nascendo de novo…”, ele completa.

Com sua nova fase criativa, Fonte solidifica sua trajetória solo para muito além do instrumento pelo qual ficou conhecido. “Back to the Start” expõe a intenção desse próximo trabalho: uma retomada criativa e um resgate musical de uma bagagem já expressiva.

Pedro Fonte: baterista experiente que mostra outros tons em trabalho solo

Pedro Fonte é um baterista, percussionista, compositor e produtor atuante no Rio de Janeiro cujas experiências o levam a extrapolar barreiras no Brasil e no mundo. Pedro fez parte das bandas cariocas Novocaines, Exército de Bebês e Os Dentes e ao longo dos últimos anos desenvolveu vários projetos com artistas tanto nos palcos quanto em estúdio. Atualmente, Fonte acompanha os cantores Rubel e Cícero, além de fazer parte do projeto instrumental do trombonista Antonio Neves

Em 2020, Pedro Fonte assinou as composições e a produção musical de seu primeiro álbum autoral, “Filme do Tempo”, que foi muito bem recebido pelo público e pela crítica brasileira. A faixa de abertura, “Clichê”, foi incluída na coletânea “Hidden Waters: Strange and Sublime Sounds from Rio de Janeiro”, lançada pelos selos britânicos Sounds and Colours e Mr. Bongo, e o disco também teve distribuição no Japão pela Disk Union

Além do seu trabalho em estúdios e palcos, Pedro também é professor e realizou uma pesquisa sobre a influência das claves e dos toques afro-brasileiros do candomblé na música popular brasileira. Com essa pesquisa, obteve o título de mestre em Música da UNIRIO e já recebeu prêmios em diferentes editais de instituições brasileiras, como FUNARTE e SECEC-RJ 2020.

Com uma carreira diversa e vibrante, Pedro Fonte se tornou baterista referência ao colaborar com nomes como mãeana (convidada do novo disco), Illy, Abayomy Afrobeat Orquestra, Jorge Mautner, Domenico Lancelotti, Baco Exu do Blues, Emicida, Luedji Luna, Liniker, Nina Becker, Ana Frango Elétrico (também presente no próximo álbum), Kassin, Clarice Falcão, AnaVitória, Erasmo Carlos, Vanessa da Mata, Cátia de França, Orlando Julius (Nigéria), Stéphane San Juan, Alberto Continentino, Gabriel Gezsti, Fattu Djakité (Cabo Verde), Eric Duncan (EUA) e Beatriz Pessoa (Portugal).

Agora, sua trajetória múltipla se encontra nos sons de “Luz na Madrugada / Late Night Light”, a ser lançado em breve. Enquanto isso, é possível conferir o single e clipe “Back to the Start” em todas as principais plataformas de streaming e no YouTube, com um clipe dirigido por Joana Dutra.

Ficha técnica:

Pedro Fonte: Bateria, Percs e Voz

Kayan Guter – Baixo

Gus Levy e João Werneck: Violões

Lourenço Vasconcellos: Vibrafone

Rudah Guedes: Synths

Bruno Cosentino: Voz

Música composta por Pedro Fonte

Produzido no Estudio Guê // Gá por Pedro Fonte

Mixado e Masterizado por Angelo Wolf no Estúdio Carolina.

Letra:

We 

We go back to

We go back where we start

We go back to

And sing another time

Eyes were shut down

Merry-go-round

I couldn’t take it 

But you came back to life

To bring another light

Acompanhe Pedro Fonte:

Spotify: https://open.spotify.com/artist/6ANqnotPsCkBCoo4lqXNpm?si=DtYFIWuhTXOSZyBkw6upCA

Instagram: http://www.instagram.com/instafonte

Bandcamp: https://pedrofonte.bandcamp.com

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRrKyBqQICGORJQGw2qEkkA

Site: https://pedrofonte.myportfolio.com/