No momento de conscientização para a redução da emissão dos gases que produzem o efeito estufa e preservação da natureza, a Prefeitura da Cidade do Paulista firmou parceria com o Projeto Ecograna para o plantio de 3.000 mil mudas de espécies arbóreas.
Das inúmeras mudas existentes na Mata Atlântica, foram escolhidos seis tipos para o plantio: Ipê Amarelo/Branco, Palmeira Manila, Palmeira Cica, Flamboyant, Palmeira Imperial e Baobá. Destaca-se a espécie do Ipê Amarelo/Branco com maior predominância na Floresta Urbana do Ronca, na Floresta dos Maranguapes, na Mata do Frio e na Floresta Urbana Pau Sangue, em Paulista/PE.
As mudas doadas pelo Projeto Ecograna terão um papel fundamental na arborização da cidade. A ação será mediada pelo Projeto ArBora do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente do município.
Gilberto Amorim e Risolene Oliveira, responsáveis pelo Projeto Ecograna, escolheram Paulista entre as cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) por causa do Projeto ArBora. O que mais chamou atenção de Gilberto Amorim e Risolene Oliveira foram os propósitos técnico-científicos do Projeto ArBora, executado de acordo com os objetivos e parâmetros do Plano Municipal de Arborização Urbana e o seu respectivo Manual Técnico de Arborização Urbana do Paulista.
O ArBora é um dos projetos do Programa Paulista+Sustentável, desenvolvido pelo NSU, de forma pioneira, no município. “Consiste no levantando, planejamento e execução da arborização urbana das preservações e ampliações das áreas verdes, propiciando melhoria na qualidade de vida da população”, explicou o secretário executivo de Meio Ambiente, Clécio Araújo.