Expoente da música brasileira, Paulinho Moska chega ao Recife em setembro para apresentar o emblemático “Os Violões Fênix do Museu Nacional” no palco do Teatro do Parque no próximo dia 15. Ele é a atração principal do projeto Seis e Meia no Parque que terá ainda show de Mazuli na abertura da noite, a partir das 18h30.
No show, que mistura música e cinema, Moska começa com a exibição dos primeiros 15 minutos do documentário num telão no fundo do palco seguido de um repertório composto por grandes sucessos de sua carreira. Paulinho é um dos sete integrantes do grupo Fênix e tem sua canção “Tudo Novo de Novo” como trilha oficial. Ele, ao lado de Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Hamilton de Holanda, Nilze Carvalho e Felipe Prazeres contam com música a história de ressignificação das madeiras sobreviventes ao incêndio que destruiu o Museu Nacional em 2018.
Depois de resgatadas, essas madeiras ganharam forma pelo bombeiro e artesão Davi. Foram cinco instrumentos produzidos: dois violões, um cavaquinho, um bandolim e um cavaquinho, doados ao museu. Dois deles acompanham Moska que faz uso de microfones de alta qualidade para a captação de um som de mais de duzentos anos. “Uma grande metáfora da vida, que precisa ser transformada e renovada em seu sentido”, afirmou Paulinho.
Desfilam no palco canções como “A Idade do Céu”, “Último Dia”, “Pensando em Você” e “A Seta e o Alvo” e “Pensando em Você”, além da inédita “A Dor Traz o Presente”, composição em parceria com o mestre Pinxinguinha. O espetáculo é o resultado de uma tentativa de ressignificar os escombros do Museu Nacional, que pegou fogo em 2018. A história completa da confecção dos instrumentos pode ser conferida no documentário “Fênix – O voo de Davi”, com roteiro de Vinícius Dônola e direção de João Marcos Rocha e Roberta Salomone, no GloboPlay.
O Seis e Meia terá ainda abertura do pernambucano Mazuli. Mazuli é um dos bons nomes da nova música pernambucana. Une poesia, a referência de artistas do interior de Pernambuco e compõe com tons de pop, romance e brega. Para o show, vem acompanhado do irmão Carlos Filizola, e com voz e violão trará músicas do seu disco de estreia Mazuli (2021) e faixas como “8 ou 80”, “Entre Eu e Você”, “Desafogo” e o mais recente single “Foi Mal”.
Serviço
Projeto Seis e Meia, com Paulinho Moska
Abertura de Mazuli
Quando: Sexta-feira, 15 de setembro, 18h30
Onde: Teatro do Parque – Rua do Hospício, 81, Boa Vista
Ingressos a partir de R$ 60 no Sympla e na Loja Vagamundo (Shopping Boa Vista) – https://bileto.sympla.com.