Concentração do bloco acontece na Casa do Patusco, na Rua do Amparo; Além da homenagem ao Homem da Meia Noite, no repertório o grupo traz novidade, a canção autoral “Tá no Grau”
Tradição há 57 anos no Carnaval, o Grupo Anárquico Místico Carnavalesco Patusco desfila pelas ladeiras de Olinda no domingo (3) e na terça-feira (5). Em 2019 Um dos blocos mais tradicionais do carnaval de Olinda vai reverenciar o gigante Homem da Meia Noite. . De acordo com presidência do Bloco, os integrantes da bateria irão desfilar com a inconfundível cartola usada pelo calunga, que já se tornou símbolo do carnaval de Olinda. Este ano, o Patusco também é um dos homenageados do desfile do Homem da Meia Noite, que acontece na noite do sábado de Zé Pereira.
Nos dois dias de folia, o grupo sairá às 8h59 da Casa do Patusco, localizada na Rua do Amparo (ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Amparo). O local continua sendo o quartel general do Patusco durante o período momesco, servindo também como ponto de apoio e camarote. O espaço também foi movimentado durante todo o pré-carnaval olindense com ensaios do grupo trazendo grandes nomes da cultura pernambucana e lotando a casa de foliões a apaixonados pelo samba inconfundível da bateria mais amada do Nordeste.
No repertório, o grupo traz desde músicas autorais como “Tá no Grau”, que já conquistou os fãs durante as prévias carnavalescas de 2019, quanto a releituras de músicas pernambucanas e sambas que já se tornaram hinos da cultura brasileira.
O Mascote do Patusco, o famoso Pato (símbolo do bloco), foi confeccionado por um artista plástico no estado do Paraná, estará presente no desfile. O bloco estará com a bateria completa, formada por mais de 180 ritmistas, incluindo madrinha, rainha, princesa, porta-estandarte e a Ala da “Velha Guarda”, esta última composta por diretores e antigos membros da agremiação. Todos os integrantes estarão vestidos nas cores do grupo, verde e preto, e com chapeis panamá ao estilo “malandro carioca”. Os instrumentos também estarão nas cored verde e preto. A expectativa da diretoria é que uma multidão de foliões acompanhe o desfile, como já é tradição todos os anos.
Percurso:
Domingo (3): Rua do Amparo, Quatro Cantos, Ribeira, Rua de São Bento, Prefeitura de Olinda, 27 de Janeiro, Pátio de São Pedro, Prudente de Morais, Quatro Cantos e Rua do Amparo.
Terça (5): Rua do Amparo, Quatro Cantos, Ribeira, Rua de São Bento, Prefeitura de Olinda, 27 de Janeiro, Pátio de São Pedro, Prudente de Morais, Quatro Cantos e Rua do Amparo.
Patusquinho sairá no sábado (2) de Zé Pereira
Concentração será no polo infantil, na Praça do Carmo, em Olinda
O Bloco Patusquinho sairá no sábado (2) de Zé Pereira, do polo infantil, na Praça do Carmo, em Olinda. O bloco vai desfilar com 70 crianças, divididas entre a comunidade da Ilha do Maruim e filhos dos integrantes do Bloco Patusco.
Percurso: Saída no polo infantil, na Praça do Carmo, Pátio de São Pedro, Prudente de Morais, Quatro Cantos e Rua do Amparo.