A Feira do Livro , o mais novo festival literário brasileiro, anuncia a vinda de Patricia Hill Collinsentre os autores internacionais confirmados para o evento, que acontece entre os dias 7 e 11 de junho na praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Autora deBem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica (Boitempo, 2022) e Pensamento feminista negro (Boitempo, 2019), Collins é considerada, ao lado de Angela Davis e bell hooks, uma das mais influentes pesquisadoras do feminismo negro nos Estados Unidos.
Filha única de uma família da classe trabalhadora, com mãe secretária e pai operário veterano de Guerra, teve formação escolar em instituições públicas, onde passou por momentos de silenciamento e invisibilização, temas que tornaram-se pilares de seu pensamento crítico.
No Brasil, seus livros foram publicados pela editora Boitempo, casa editorial que apoia a vinda da autora para A Feira do Livro. Em Pensamento feminista negro (Boitempo, 2019. Tradução de Jamille Pinheiro Dias), a autora desenvolve a sua teoria da interseccionalidade, que considera raça, classe, gênero e sexualidade como formas de opressão interligadas, que não podem ser compreendidas isoladamente e criam um sistema complexo que molda a vida de mulheres negras. Em Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica (Boitempo, 2022. Tradução de Bruna Barros e Jess Oliveira), Patricia Hill Collins aborda problemas sociais contemporâneos, também pautada na interseccionalidade, e aponta as ferramentas necessárias para resolvê-los.
Collins se formou em sociologia na Universidade de Brandeis em Waltham, Massachusetts, concluiu mestrado em ensino de educação em ciências sociais na Universidade de Harvard e fez doutorado em sociologia no Departamento de Estudos Afro-Americanos da Universidade de Cincinnati, onde construiu carreira e trabalhou por vinte e três anos. Em 2005, Collins ingressou no departamento de sociologia da Universidade de Maryland como professora emérita, trabalhando questões de raça, pensamento feminista e teoria social, e em 2009, foi a primeira mulher negra a presidir a Associação Americana de Sociologia.
Autores confirmados para A Feira do Livro 2023
Abdellah Taïa, Bela Gil, Conrado Corsalette, Fatima Daas, Itamar Vieira Jr., Jericho Brown, Juliana Borges, Patricia Hill Colllins, Richard Zenith, Samir Machado de Machado.
Quem faz A Feira do Livro
Associação Quatro Cinco Um é uma organização sem fins lucrativos dedicada a levar o livro para o centro do debate na sociedade brasileira. Seus principais projetos são a revista de crítica de livros Quatro Cinco Um, que tem edição impressa, digital, em podcasts e newsletters, a editora de livros Tinta-da-China Brasil, com foco em literatura e ensaio, e o festival literário A Feira do Livro, criado em parceria com a Maré Produções Artísticas no Pacaembu, em São Paulo.
Maré Produções é um escritório de arquitetura especializado em exposições e feiras culturais. Entre as suas realizações recentes está a exposição internacional Amazônia, de Sebastião Salgado.
Serviço
A Feira do Livro
Data: de 7 a 11 de junho
Local: Praça Charles Miller – Pacaembu – São Paulo/SP
Entrada Gratuita