A 99 firmou, nesta terça-feira (2/4), uma parceria com a Prefeitura de Recife, via Secretaria de Esportes, para a distribuição de vouchers da plataforma aos cidadãos que ganharem Moedas Capiba, uma moeda digital criada pela administração municipal, e que funciona com sistema de gamificação, estimulando principalmente o esporte e o turismo na cidade.

A iniciativa funciona dentro do portal Conecta Recife, e tem como objetivo o desenvolvimento e fortalecimento de hábitos mais sustentáveis, como a reciclagem, e saudáveis por parte da população, como a prática de exercícios físicos. A gamificação estipula diferentes desafios às pessoas, que ao cumpri-los ganham as moedas virtuais. A Capiba pode ser trocada por brindes, como créditos do cartão VEM (Vale Eletrônico Metropolitano), passeio de catamarã ou brindes fornecidos por empresas parceiras, como é o caso da 99.

“Desde o começo da gestão nós falávamos sobre criar um programa de gamificação para estimular bons hábitos dos cidadãos através de algoritmos saudáveis e a construção de uma vida saudável, que vai desde garantir a vacinação do seu filho, até fazer atividade física. Somos a primeira cidade brasileira a criar uma moeda social como a Capiba e acreditamos que em alguns anos as pessoas vão ver algumas cidades do Brasil falando sobre o que estamos fazendo aqui, porque estamos construindo um novo futuro através do poder público”, destaca o prefeito João Campos.

A princípio, há três formas de ganhar Capibas. Pela presença e check-in nas Academias Recife e Cross Recife (é preciso agendar e confirmar no Conecta Recife); respostas a questionários educativos sobre saúde e movimento; e compartilhando o programa com outros contatos. Com as Capibas acumuladas, é possível trocar as moedas em um marketplace, também dentro do próprio Conecta. Os interessados podem se cadastrar no App Conecta Recife, disponível para Android e IOS.

“Uma moeda social tem um impacto muito importante para recompensar os recifenses por boas práticas na nossa cidade. Tem o ganho econômico e o ganho em saúde. É um tipo de programa com potencial gigantesco para ser explorado”, comentou Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. “Além disso, trouxemos nomes de bastante peso para essa parceria. Ter gigantes como a 99 junto da gente nesse momento mostra que estamos no caminho certo para pensar soluções que impactam diretamente o dia a dia da nossa população.”

“Estamos reforçando o nosso compromisso com Recife, nossos motoristas parceiros e parceiras, passageiros e passageiras. E nada melhor do que promover ações locais que estimulem hábitos saudáveis e fomentem o turismo, o esporte e outras atividades. A 99 está muito orgulhosa e feliz com esse momento”, disse Fernando Paes, diretor de Assuntos Governamentais da 99.

Em breve, a 99 deverá anunciar outras iniciativas na cidade, voltadas à área da saúde e ao empreendedorismo.

“Essa funcionalidade foi pensada há muito tempo e estávamos trabalhando com bastante zelo para que chegasse à população da melhor forma possível”, destaca Gabriel Perrusi, secretário executivo de Fomento ao Esporte. “É muito gratificante buscarmos cada vez mais formas de fomentar a atividade física, estimular que as pessoas busquem estar mais saudáveis. Foram várias mãos empenhadas para chegarmos neste momento”.

“A tecnologia entra em cena para estimular as pessoas a vivenciarem o Recife e o início disso tudo será com as Academias Recife e Cross Recife. A turma que já se movimenta nesses espaços vai ser a primeira a viver essa experiência: ganhar as moedas Capiba e trocar por prêmios que são repassados por nossos parceiros. A gente vai instigando aos poucos as pessoas a participar de algumas brincadeiras que vão sendo lançadas lá dentro do Conecta Recife e, com isso, mobilizando todo mundo a ganhar moedas e trocar por prêmios”, explicou Rafael Figueiredo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

SOBRE A 99

A 99, primeiro unicórnio brasileiro com 10 anos de atuação no país, é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e, no Brasil, conecta 40 milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.