“Vai, Planeta!” Quem viveu os anos 1990, certamente, reconhece esse bordão. Em 3 de maio, dia do solo e do pau-brasil, o país volta seus olhares para a árvore nacional. Uma história sofrida e de exploração, mas que hoje inspira a preservar o meio ambiente. E é da mesma maneira, contando histórias que inspiram mudanças, que começa a quinta temporada de “Capitão Planeta”, trazida ao Brasil pela primeira vez por meio do perfil oficial da série no Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos.
Nesta parceria com o Kwai, a série recebe vida nova e três temporadas ainda inéditas no País (4ª, 5ª e 6ª) chamadas de “As Novas Aventuras do Capitão Planeta” (em tradução livre), que contarão com 48 episódios no total no perfil oficial da animação. Além disso, o perfil vai trazer, toda semana, episódios comentados e informações atualizadas sobre as questões abordadas, renovando os debates da série para os dias atuais. A quarta temporada, que já tem todos os episódios disponíveis no perfil oficial do desenho no Kwai, chegou a 4 milhões de visualizações, e mostrou as sementes que a mensagem do desenho plantou: vários comentários de quem foi tocado e passou a semear a ideia de ecologia. Os episódios da quinta e sexta temporada estarão disponíveis no perfil da animação no aplicativo até o final de maio.
Luciano Frontelle – ativista brasileiro e, nomeado pela própria Barbara Pyle, co-criadora e diretora executiva da série, como um “Protetor” – foi o responsável por triangular e tornar possível esta parceria que tem fins educacionais e não tem que nenhum vídeo monetizado na plataforma. Para ele, essa comoção dos fãs é o que mais emociona “É impressionante o quanto este desenho inspirou as pessoas a definirem os caminhos que buscam para suas vidas”.
Em um dos cortes inéditos, pode-se conhecer a história de um personagem que sentiu na pele os efeitos do desmatamento e viu na natureza uma de muitas histórias como a do nosso pau-brasil, inspirando-se a se tornar um “Protetor”. Marisa Leal(Linka), Ettore Zuim (Kwame) e Oberdan Junior(Ma-Ti), dubladores da série, foram convidados para participar da divulgação e convidar a todos que curtiram os novos episódios a também se tornarem “Protetores”, e cultivarem os ideais do Capitão Planeta no mundo.
“É uma honra para o Kwai poder veicular esses episódios inéditos no Brasil, que ajudam a impulsionar as ações de preservação ambiental e inspirar uma nova era de conscientização. Com essa parceria conseguimos também dar mais visibilidade para um assunto tão importante como a preservação do meio ambiente e engajar nossos usuários sobre a importância da pauta sustentável”, comenta Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai.
O desenho animado nasceu nos anos 1990, quando os debates ambientais ganharam mais projeção mundial. Há cinco personagens, cada um incorporando um elemento da natureza: terra, fogo, vento, água e, por último, coração (representado por um brasileiro). Em situações de apuros, eles se uniam e convocavam o super-herói, que sempre aparecia dizendo: “Pela união dos seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!”. E sua chegada era comemorada pelo quinteto com o bordão: “Vai, Planeta!”.
Sobre a Fundação Capitão Planeta
A Fundação Capitão Planeta é uma ONG premiada, sediada nos EUA, que trabalha em colaboração para envolver e capacitar os jovens para que possam ajudar a solucionar os problemas do planeta. A Fundação Capitão Planeta foi formada em 1991 e foi baseada na aclamada série animada Capitão Planeta, quando foi co-fundada pelo magnata da mídia Ted Turner e pela produtora executiva da série Barbara Pyle. Em 2002, a Fundação Capitão Planeta se separou da TBS e se tornou uma instituição pública 501(c)3. Nos últimos 31 anos, mais de 1,7 milhão de crianças participaram diretamente dos programas Fundação Capitão Planeta, que financiaram mais de 3.600 projetos, impactando 11,4 milhões de jovens em todo o mundo. Os programas operacionais da Fundação Capitão Planeta incluem: Project Learning Garden, que forneceu laboratórios internos de aprendizagem e acesso a alimentos saudáveis a mais de 675 escolas primárias dos E.U.A; Project Hero, que é uma plataforma de aprendizagem nacional baseada no sistema web-based para estudantes (ensino primário e ensino médio) para salvar espécies e ecossistemas ameaçados; e a Planeteer Alliance, uma rede global de jovens que transformam sua paixão pela mudança na ação climática para o planeta. Para mais informações:www.captainplanetfoundation.
Sobre o Kwai
Um dos aplicativos gratuitos mais populares do Brasil, o Kwai permite que os usuários criem seu próprio conteúdo e compartilhem vídeos online de forma fácil, inclusiva e acessível. Com a missão de fazer as pessoas brilharem, o Kwai acredita que todos os pequenos momentos da vida merecem ser compartilhados. O aplicativo está disponível para os sistemas iOS e Android, na App Store e no Google Play. Saiba mais em: kwai.com.