Inscrições já estão abertas, através da plataforma Sympla

O festival Panela do Jazz está com inscrições abertas para quatro cursos gratuitos sobre música e produção cultural. As aulas serão presenciais, nos dias 8 e 9 de setembro, e estão alinhadas com a proposta de promover a economia criativa e o debate sobre a realização artística presente no evento desde o início. A participação deve ser assegurada pelo link https://www.sympla.com.br/produtor/paneladojazz.

A programação educativa começa às 15h, quando serão realizados simultaneamente a masterclass “Improvisação tronxa” e o workshop “Criando, empreendendo, e transformando”, no Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife). Na sexta pela manhã, às 10, está agendada a masterclass “Moacir Santos, ou os caminhos de um músico brasileiro”, também no Paço, e, à tarde, o workshop “Produção técnica de eventos e direção de palco”, no salão da Igreja Nossa Senhora da Saúde (Rua Antônio Vitrúvio, 71, Poço da Panela).

“Improvisação tronxa” é ministrada pelo compositor, arranjador, multi-instrumentista, educador, pesquisador e produtor musical Henrique Albino (foto). Em formato provocativo, ele divide o encontro em duas partes: palco, no qual apresenta conceitos e estimula a tocar com e sem partitura, e público, no qual a turma desenvolve os primeiros temas a partir de repetições de pequenas melodias. O encerramento é com uma jam session.

Os desafios dos empreendedores criativos para tornar o projeto financeiramente sustentável é o mote do workshop “Criando, empreendendo, e transformando”. Aliando os conceitos da inovação social e da economia criativa à prática do empreendedorismo, o consultor, curador, apresentador, palestrante e mentor Pedro Verda desvenda a potência transformadora dos empreendimentos criativos e mostra os cinco principais formatos de geração de receita para quem busca viver da economia criativa.

O homenageado do Panela do Jazz em 2022 inspira a masterclass “Moacir Santos, ou os caminhos de um músico brasileiro”, que leva o nome de livro escrito pela flautista e pesquisadora Andrea Ernst. No encontro, ela compartilha conhecimentos sobre o pernambucano de Flores – sua formação musical, sua atuação como professor, instrumentista e maestro, elementos estruturais e estilísticos empregados pelo compositor na construção da obra em diferentes fases da vida.

O último workshop, “Produção técnica de eventos e direção de palco”, é dedicado às minúcias da função, responsável por planejar e coordenar tudo o que ocorre em cima do palco, incluindo as equipes de montagem, as equipes técnicas e até as equipes artísticas. Os facilitadores são o coordenador geral do Panela do Jazz, Marcílio Moura, que é graduado em tecnologia e eventos e atua em grandes festivais, e Raminho, que acumula experiências como roadie e diretor de palco de vários eventos e artistas.

A programação do Panela do Jazz em 2022 começou em agosto, com shows no Plaza Shopping. Em dezembro, estreará em Triunfo, no Sertão pernambucano, nos dias 16, 17 e 18. As atividades contam com patrocínio da Lojas Renner e Chesf, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), do governo estadual, e do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife / Secretaria de Cultura / Prefeitura da Cidade do Recife e apoio da operadora Claro.