O estacionamento do Plaza Shopping se transformou em uma galeria de arte. As paredes das rampas de acesso ao seu Edifício Garagem receberam o colorido das intervenções dos artistas Raoni Assis, Priscila Lins, Veio Art (Thiago Teas) e Jojo Ilustra (Joana Carvalho), nomes conhecidos da cidade e com forte expressão na vida cultural e arte urbana da região. A inauguração dos painéis dá o pontapé inicial às comemorações do aniversário do Plaza Shopping, que completa 25 anos no mês de setembro.
“A nossa proposta foi transformar a entrada do shopping em uma linda e colorida galeria de arte em homenagem ao Plaza e aos seus frequentadores, retratando o que ele representa na vida do seu público e da cidade do Recife. Uma forma de mostrar a conexão do shopping com o bairro, com a natureza do entorno e a cultura pernambucana, um local que promove e acolhe encontros entre pessoas e muita diversão”, explicou Carol Seabra, gerente de Marketing do Plaza. As intervenções podem ser conferidas nas rampas de acesso aos pisos E1, E2, E3 e E4. São, ao todo, oito painéis com 16 metros de largura cada.
Raoni Assis optou por promover a homenagem aos 25 anos do Plaza Shopping com elementos que representam a natureza do Recife, como o Rio Capibaribe, os mangues e as capivaras. Priscila Lins também exaltou a natureza nos seus painéis, pintando figuras da fauna presentes no mangue que circula a cidade e os arredores do Plaza. A garça, o caranguejo, as águas do rio, são inspirações que resgatam a lembrança de um Recife que ainda coabita com a vida no rio. Já o Veio Art seguiu a sua linha visual para promover o encontro entre a arte e elementos presentes no bairro, como a igreja e a Praça de Casa Forte, para homenagear os 25 anos do empreendimento. Já Jojo Ilustra usou temas da cultura pernambucana, como os casarios, ritmos e símbolos do movimento armorial, para criar a arte que homenageia o aniversário do shopping.
Os artistas foram escolhidos por representarem a pluralidade de estilos e formas, além de serem nomes com expressão no cenário cultural de Recife, ao qual o Plaza, ao longo dos seus 25 anos, exalta e valoriza. “Identificamos pontos em comum entre as obras desses artistas e o Plaza. Cada um tem em sua arte o que envolve o shopping, como a natureza, a cultura e o dia a dia da cidade”, complementou Carol Seabra.
Outras ações em comemoração aos 25 anos do Plaza Shopping, que será celebrado em setembro, serão realizadas ao longo de 2023. Mais informações no www.plazacasaforte.com.br e no @plazacasaforte.
Sobre os artistas
Priscila Lins (E4)
Priscila Lins nasceu em Recife. É artista visual, muralista e arteterapeuta. Encontra nas imagens que cria, cenários internos. É na organicidade de seu traço que transborda uma conversa íntima com a natureza da criação. Compreende a arte enquanto processo de saúde e a natureza biodiversa é fonte e guia de sua inspiração. Assim, sua prática criativa e a facilitação em grupo se fundem em busca do ser sensível, da libertação dos povos sensíveis. É integrante do Acorde a Floresta, grupo formado por artistas de Pernambuco que tocam florestas, que nutrem a relação da biodiversidade e a diversidade da expressão artística. Também é habitante do Espaço Criadouro, lugar em que nutre suas práticas de pintura no ateliê.
Jojo Ilustra (E3)
Joanna Carvalho, artista da Jojo ilustra é carioca, criada no Recife. Autodidata, há quatro anos decidiu sair dos desenhos em papel para pintar murais em parede. Já foram mais de 120 murais com as mais diversas artes e técnicas que aprendeu e desenvolveu durante esses anos. Movimento, muitas cores e o feminino fazem parte dessas obras espalhadas pelo Brasil.
Raoni Assis (E2)
Raoni Assis é formado em Publicidade e já realizou dezenas de exposições individuais e coletivas, ações urbanas e oficinas, além de ter trabalhos publicados em revistas, jornais, discos e livros. Teve sua primeira mostra no exterior, intitulada Marginal, na Fábrica Braço de Prata (Lisboa, Portugal). Entre os trabalhos do artista estão o cartaz oficial da Sede Recife para Copa do Mundo da FIFA – Brasil 2014; a ilustração “Urro do boi no alto da serra” como trabalho de estreia do CowParade na Região Nordeste (2017), realizada no Recife; e a criação da identidade visual para o camarote e produtos da Jeep durante o Galo da Madrugada no carnaval de 2019. Participa com destaque de trabalhos em parceria com a Prefeitura do Recife nos projetos “Colorindo o Recife” e o “Mais Vida nos Morros”. O artista criou, ainda, a identidade visual da decoração do Carnaval de Olinda de 2016 e a pintura da parede externa do Teatro do Bonsucesso, em 2018, quando de sua reinauguração. Em 2022, integrou a coletiva “Sempre Nunca Fomos Modernos” no Museu do Estado; participou da animação imersiva para exposição da obra de João Cabral de Melo Neto; realizou duas exposições individuais: “Inventário”, no mercado Eufrásio Barbosa, e “Rudia”, na Casa Balea; e foi curador do projeto “Agregados”, que realizou 10 exposições na Casa Balea, além de ter participado do ArtPE. É de Raoni uma das obras do acervo do restaurante-galeria Cícero Bistrot, em Portugal, em homenagem a Cícero Dias. É possível reconhecer as características marcantes do trato de Raoni em espaços públicos e privados de Pernambuco, no Brasil e também agora já em alguns lugares do mundo.
Veio Art (E1)
Tiago Teas faz arte para inspirar pessoas a levarem uma vida cheia de esperança. Há oito anos deu vida a seu personagem “véio” que utiliza um tom bem recifense em mensagens tão poderosas quanto simples. Leva pelas ruas do Recife e de vários estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas e Ceará, sua arte acompanhada por frases positivas, como “Hoje vai ser massa” e “Só você sabe do seu corre!”. Em 2017, sempre procurou espelhar o seu jeito de ver a vida e motivações de fé em que acredita, Thiago é um amante dos tipos de letras, onde tem um trabalho de lettering particular, utilizando em todas suas artes um traço preciso de tipografia e muitas vezes desconstruído. Já participou da 1ª Edição da Cowparade Recife, evento considerada a maior exposição de arte a céu aberto do mundo, assinou, em 2021, a campanha “Setembro Amarelo” do Plaza Shopping, e foi um dos 10 artistas da exposição “Todas as mulheres do mundo”, também no Plaza Shopping. Acredita na importância do grafite como arte urbana, quebrarem barreiras e se atrelarem a grandes marcas, mostrando a força não só artística e visual do movimento, como uma oportunidade socioeducativa que o grafite tem em meio a várias ações pelas ruas, comunidades e presídios que o artista participa em algumas situações.