Com direção de Henrique Albino, repertório à capela inclui Frevos de novos e consagrados artistas pernambucanos 

Seis vozes masculinas de cantores líricos, com direção musical do jovem compositor e arranjador recifense Henrique Albino, uniram-se para revisitar obras de novos e consagrados artistas pernambucanos, explorando o estilo à capela, prática musical em que o canto é executado sem o acompanhamento instrumental. O Ensemble Vocal GraVIs, que evidencia o Frevo em seu repertório, faz apresentação gratuita no Paço do Frevo neste domingo (11), às 16h, com uma proposta de concerto-aula, no terceiro andar do museu.

Com um programa de oito músicas, que, além do Frevo, traz composições sacras e maracatu, o GraVIs vai cantar obras dos pernambucanos Capiba, Lucia Helena Cysneiros, Z. Randall Stroope, Dierson Torres, Henrique Albino e Clóvis Pereira. 

O grupo surgiu em 2019 e é formado pelos cantores líricos recifenses Eudes Naziazeno, Guilherme Jacobsen, Isaac Pedro, Marcelo Cabral de Mello, Osvaldo Pacheco e Rodrigo Lins, que uniram seus talentos vocais como tenores e barítonos, naipes das vozes masculinas de um coral. Apesar de inserido no universo erudito, o GraVIs tem forte sotaque da cultura nordestina e pernambucana. Os cantores se conheceram no Departamento de Música na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o nome GraVIs é uma junção da palavra “grave” com o número romano VI. 

Em 2022, através do incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Prefeitura do Recife, o sexteto está fazendo uma minitemporada gratuita, percorrendo quatro instituições de ensino e cultura da capital com uma série de concertos-aula para estudantes e público em geral, que serão convidados a apreciar os timbres e as sonoridades vocais, estimulando e instruindo nossos conterrâneos à cultura vocal de nossa terra e ao canto em geral.

PAÇO DO FREVO – O Paço do Frevo é reconhecido pelo IPHAN como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Patrimônio imaterial pela UNESCO e pelo IPHAN, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.

O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).  Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, o papel de mantenedor do Grupo Ultra, patrocínio da Rede e da White Martins. Conta com o apoio do Grupo Globo, Pernambucanas e Chevrolet Serviços Financeiros, e o apoio cultural do Itaú Cultural e do Porto de Suape.


SERVIÇO
Ensemble Vocal GraVIs
Domingo (11), às 16h
Gratuito

Paço do Frevo – Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) – entrada gratuita às terças-feiras
*Confira aqui a política de gratuidade e meia-entrada