Sociedade Brasileira de Mastologia lança campanha para prevenir doença
Neste ano, o Outubro Rosa chega diferente. Para estimular um estilo de vida mais saudável, com prática de exercícios físicos regularmente e uma boa alimentação, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização ‘Quanto antes melhor”. O objetivo é reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de Covid-19. O movimento será totalmente online e focará na disseminação da informação.
De acordo com a mastologista, Márcia Pedrosa, o câncer de mama não tem uma causa única. “Vários fatores como a obesidade, idade, genética e comportamentais já foram comprovados como sendo relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença. Mas, quando uma pessoa adere ao estilo de vida mais saudável, com atividades físicas e uma dieta balanceada, aumentam os fatores protetores para o não desenvolvimento da doença”, explica, acrescentando que a idade, assim como em vários outros tipos de câncer, é um dos principais fatores que aumentam o risco de se desenvolver câncer de mama.
Para detectar o câncer de mama no estágio inicial, oacompanhamento com o mastologista e a realização da mamografia anual nas mulheres a partir dos 40 anos é igualmente importante para detectar precocemente a doença. “A campanha do Outubro Rosa é importantíssima para alertar a população feminina sobre os altos índices da doença, que vem crescendo com o passar dos anos. Por isso, não podemos descuidar da saúde e deixar de lado o exame da mama, pois é através da mamografia que rastreamos a doença em mulheres assintomáticas”, alerta.
Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres, mas, para isso, é preciso que cada mulher conheça detalhadamente as suas mamas. A realização do autoexame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. O autoexame é feito sete dias após o inicio da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.
DICAS DE HÁBITOS IDEAIS PARA UMA ROTINA SAUDÁVEL:
- Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer, ou seja, prefira comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados.
- Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais.
- Procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.
- Pratique exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades vigorosas divididas pelos dias da semana.
- Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.
Serviço:
Clínica Salute
Endereço: Av. Rui Barbosa, 715 sala 706.
Fone: (81) 8962-4517
Memorial Oncologia
Endereço: Rua das fronteiras, 175
Fne: (81) 2138-0777