Quatro das seis demos caseiras que compõe o projeto são inéditas

2019 marca os 50 anos do primeiro hit de David Bowie“Space Oddity”, e, depois do recente lançamento digital “Spying Through A Keyhole”, divulgado na última semana, chega hoje, em todas as plataformas digitais, mais um álbum, “Clareville Grove Demos”, com seis demos caseiras do artista. O projeto inclui quatro gravações inéditas, que documentam os primeiros estágios da jornada e desenvolvimento de David como artista e compositor.

Gravado em janeiro de 1969, no apartamento de David em Clareville Grove, Londres, o álbum apresenta ainda um dueto com John “Hutch” Hutchinson, gravado após o fim do trio Feathers, o qual tinha como uma das integrantes a namorada de David na época, Hermione Farthingale.

A foto da capa é do então empresário de David, Ken Pitt, e foi tirada no apartamento de Clareville Grove, espaço que o artista dividia com Hermione. Na época, David estava filmando “The Virgin Soldiers”, por isso, está de cabelos curtos, lembrando a aparência da “era de Berlim”, que aconteceu 10 anos depois.

Confira o breve faixa a faixa de “Clareville Grove Demos”:
Single 1 – “Space Oddity”:

Agora apresentando as letras finais, esta versão da demo apareceu pela primeira vez no longo lançamento do “Space Oddity 40th Anniversary” e antecede a gravação do Morgan Studios e que apareceu no filme “Love You Till Tuesday”.

Single 2 – “Lover To The Dawn”:
Esta música, feita para uma ex-amante, acabaria por se transformar no “Cygnet Committee”, gravado para o álbum de David Bowie, também conhecido como “Space Oddity”, no final do mesmo ano.

Single 3 – “Ching-a-Ling”:
Anteriormente, gravado em outubro de 1968, pelo trio Turquoise com David, Hermione e Tony Hill (que se tornou Feathers quando Hutch substituiu Hill). David e Hutch continuaram a cantar a música como um dueto após a saída de Hermione.

Single 4 – “An Occasional Dream”:
Com letra ligeiramente diferente da do álbum, esta demo também apareceu pela primeira vez no lançamento do “Space Oddity 40th Anniversary”.

Single 5 – “Let Me Sleep Beside You”:
Uma versão de estúdio foi gravada pela primeira vez em setembro de 1967, mas permaneceu inédita até o álbum “The World of David Bowie”, em 1970. A música foi gravada em outubro de 1969 e foi uma das apostas de David, que a gravou mais uma vez para o inédito álbum “Toy”, de 30 anos depois.

Single 6 – “Life Is A Circus”:
Um cover obscuro de uma música escrita por Roger Bunn, gravado pelo quarteto vocal/ instrumental Djinn. Os vocais são no estilo Simon e Garfunkel por David e Hutch.

Músicos:
David Bowie – vocais, guitarra e Stylophone
John ‘Hutch’ Hutchinson – vocais e guitarra