Vendas pelo Whatsapp representam 72% do comércio digital impulsionado pelas redes sociais


De acordo com levantamento feito pelo Serasa Experian, sete em cada dez micro, pequenas ou médias empresas do país, o que representa 73,4%, estão fazendo vendas online durante a pandemia da Covid-19. Além disso, 83,1% pretendem manter a realização dos negócios pela internet, mesmo quando a pandemia acabar. Ainda segundo a pesquisa, dentre os canais mais utilizados para a venda de produtos, as redes sociais saem na dianteira com o WhatsApp na liderança, sendo utilizado por 72% desse público.

E é essa a aposta para micro e pequenos negócios que decidem apostar em vendas em 2022. Segundo o sócio-fundador da Jogga Digital, startup voltada ao marketing digital, Raul Cantarelli, é possível fechar vendas diretas através da internet se ter um e-commerce. “Com um canal de vendas, a sua empresa já está apta para a venda de seus produtos pelas redes sociais”.

Para Raul, esses canais cumprem, de ponta a ponta, o papel para aquisição de novos clientes. “Dentro das redes, é possível executar o ciclo completo, alimentando seu funil de vendas com oportunidades geradas dentro das plataformas sociais e prosseguindo com esse diálogo até o fechamento. Muitas vezes, começando e terminando a jornada de venda dentro da mesma caixa de conversa”, explicou.

E o caminho é simples. A empresa pode fazer um anúncio pago no Instagram, selecionando o público que deseja atingir (sexo, idade, bairro, perfil de consumo, etc.) e gerar um ‘call to action’ (chamada para ação) que estimule os interessados a clicarem neste anúncio e serem direcionados diretamente para o Direct Messenger do próprio Instagram, ou Whatsapp. A partir daí, se dá o andamento ao atendimento, tirando dúvidas, alinhando preços e seguindo até a finalização da compra em si. “Dentro de uma ferramenta apenas, neste exemplo o Instagram, você prospectou, gerou o lead, atendeu e fechou a venda, sem nenhuma necessidade de um e-commerce ou até mesmo um site”, mostrou Carelli.

Para Raul, esse é um do fator adicional para ter um diferencial em vendas. “Quem vende deve pensar sempre na jornada completa, focando no fechamento da venda. A internet é um shopping center funcionando 24h com todos os perfis de públicos imagináveis”, pontuou.