A previsão é concluir todo o serviço até o final de março
A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, inicia na próxima segunda-feira (16) a instalação de Módulo de Comunicação com tecnologia 4G de transmissão de dados em 47 conjuntos semafóricos da cidade. A modernização irá atender aos dois principais corredores de circulação da cidade, principais vias de acesso e saída do município.
As vias contempladas pela modernização semafórica passam por oito 8 bairros, que também serão beneficiados com a melhoria do tráfego.
No primeiro corredor a ser atendido pela modernização estão inseridas as seguintes vias: Av Olinda Dom Hélder Câmara, Av Sigismundo Gonçalves, Av Presidente Getúlio Vargas e a Av Gov Carlos de Lima Cavalcanti até a Av Cel Frederico Lundgren, que fica na entrada do bairro de Rio Doce. O segundo corredor é o da Av Governador Carlos de Lima Cavalcanti, no trecho entre a Praça Pedro Jorge e a Av Chico Science, nos Bultrins.
A modernização irá atender a 47 pontos semaforizados, o que representa aproximadamente 50% de toda a rede existente no município, que é composta por 103 pontos. Para essa primeira etapa serão instaladas até o dia 10 de fevereiro, 25 Módulos de Comunicação. Após o período carnavalesco continuaremos a implantação dos 22 módulos de comunicação restantes, concluindo esta fase até o final do mês de março de 2023.
Em paralelo à implantação dos módulos de comunicação, a Diretoria de Mobilidade Urbana – DMU estará realizando os estudos de engenharia de tráfego onde serão observados o volume de veículos que circulam nessas vias, bem como análise do fluxo de pedestres.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Olinda, Maxwell Behar, estes dados são primordiais para alimentar o sistema que vai dimensionar os tempos semafóricos Veicular e Ocasional (Pedestre), possibilitando o planejamento do sincronismo semafórico nos corredores. “Essa tecnologia vai possibilitar o controle pelo técnico on-line, pois o sistema utilizará chip de dados com tecnologia 4G, e estará inserido na plataforma WEB, interagindo com o mapa de trânsito do Google. Com isso, o sistema indicará os semáforos não sincronizados, quedas de energia elétrica, defeitos, lâmpadas queimadas (led) entre outros”, explica.
Ainda segundo o secretário, esse monitoramento on-line vai agilizar a tomada de decisões que impactam na mobilidade do município, possibilitando ajustes nos equipamentos de modo a minimizar os transtornos para a população. “Com a nova tecnologia, o motorista vai perceber o sincronismo do tráfego e um ganho em torno de 25% na redução do tempo de viagem”, garante Maxwell.