Realizada durante a 14ª edição do Festival de Cinema de Triunfo, a atividade foi ministrada por Uilma Queiroz e Mila Nascimento, na Fábrica de Criação Popular, no Sesc-Triunfo

Uma das ações de formação promovidas pela 14ª edição do Festival de Cinema de Triunfo foi a oficina Outros Sertões e o Minuto, ministrada por Uilma Queiroz e Mila Nascimento, na Fábrica de Criação Popular, no Sesc-Triunfo. A proposta foi passar para os alunos a possibilidade de fazer cinema independente do equipamento que possuírem, além de propor uma reflexão teórica sobre as representações que o cinema brasileiro tem feito sobre o Sertão ao longo de décadas.

A maioria dos 13 alunos da oficina são pessoas de Triunfo e todos se dividiram em grupos para produzir seis curtas-metragens de um minuto, de acordo com o novo olhar que aprenderam sobre os sertões. Os filmes serão exibidos neste sábado (2), no Theatro Cinema Guarany. A carga horária foi de 26h e haverá emissão de certificado para os participantes.

Uma das participantes foi a triunfense Jaqueline Pereira, que neste ano também faz parte do júri popular do festival. Ela conta que já tentou participar de oficinas das outras edições do festival, mas nunca havia conseguido por falta de tempo.

“Gostei muito porque o conhecimento delas é incrível a respeito da técnica e história. E foi muito rica a partilha com pessoas que eu já conhecia e com pessoas que também não tinha tido a oportunidade de ter contato ainda”, opinou Jaqueline Pereira, que produziu um curta sobre saúde mental.

A oficina Outros Sertões e o Minuto nasceu da junção de duas oficinas que Uilma Queiroz e Mila Nascimento tinham separadamente. “A minha contribuição na oficina surge da minha inquietação como realizadora e pesquisadora audiovisual. A gente olha para essas representações sobre o Sertão e fica inquieta, fica mexida de como ela é feita, porque muitas vezes eu não consigo me enxergar nelas”, comentou Uilma.

Já Mila Nascimento apresentou aos alunos técnicas para produção de filmes curtos de um minuto, de forma a ajuda a produzir esses outros olhares. “Mostramos a eles que existe um cinema de baixo orçamento, e que é possível usar câmeras de celular, o que a gente chama de suportes acessíveis e viáveis, para produzir seus próprios filmes”, ressalta.

“A gente descoloniza o olhar deles a partir do cinema brasileiro, o que o cinema mostra do sertão, e depois eles vão produzir sendo realizadores dos seus próprios filmes”, destaca Mila Nascimento. 

Mila Nascimento é produtora cultural, poeta e cineasta, que desenvolve um trabalho de formação audiovisual para jovens e crianças, e conta com trabalhos como a coletânea As Filhas de Lilith. Já Uilma Queiroz é realizadora sertaneja e historiadora, diretora do longa-metragem documentário “O Bem Virá”, e idealizadora do curso “Os Sertões de Cinema”.

FESTIVAL – O 14º Festival de Cinema de Triunfo é uma realização do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com apoio da Prefeitura de Triunfo, Secretaria de Turismo, Desenvolvimento e Lazer de Triunfo, Sesc, Fecomércio, Senac e Associação Comercial Municipal de Triunfo. A programação completa está disponível aqui.