As inscrições são gratuitas e limitadas a 30 vagas para fazedoras de arte; o link de inscrição está na bio do Instagram @natalierevoredo

A oficina “CorpoLuz – Semente de Criação” é um desdobramento da pesquisa “Moveres do CorpoLuz”, processo investigativo e integrativo do corpo na cena, da idealizadora, iluminadora cênica e artista da dança Natalie Revorêdo. É um convite a fazedoras de arte, em especial coreógrafas, bailarinas, atrizes e técnicas, para um olhar mais sensível e aguçado sobre como o corpo artístico se movimenta em harmonia e consciência com a iluminação em cena, e como essa luz dança junto com o corpo. A proposta é oferecer gratuitamente uma vivência de práticas, experimentos e partilhas para 30 mulheres, apresentando a iluminação como um elemento vivo, em movimento e essencial na composição de uma obra cênica, tornando-se semente de criação. Para além disso a dança, a escrita e as narrativas pessoais, práticas de corpo, dialogam por entre os caminhos criativos desta jornada pessoal e coletiva.

As vivências serão guiadas por Natalie Revorêdo e por mais cinco artistas da dança convidadas, são elas: Isabela Severi, Lane Luna Luz, Brie Silva, Gabi Holanda e Silvia Góes. As inscrições gratuitas estão abertas no Google Forms, com link na bio do Instagram @natalierevoredo. O projeto tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE) por meio do Edital Geral.

No total, serão 14 dias de encontros a serem realizados nos meses de setembro e outubro, entre aulas teóricas e práticas no espaço Lírica no Ar e no Espaço Cênicas (ambos no Recife Antigo), visitas técnicas a teatros da cidade e, ao final, uma culminância de tudo o que foi experienciado no dia 25 de outubro, às 19h, no Teatro Marco Camarotti, que fica no SESC Santo Amaro, com ingressos a R$ 10 – venda no local ou dois pacotes de absorventes a serem doados para uma instituição voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

“A primeira força-motriz dessa oficina é o acolhimento. Tudo começa e culmina em círculo, no olho no olho, na horizontalidade. A oficina é composta também por caminhos técnicos, onde faremos um mapeamento básico estrutural, prático, técnico e estético da iluminação, como refletores, cores, afinação de luz, de mapa de palco, plano de luz, processos criativos e sua diversidade. Em paralelo vivenciaremos dinâmicas corpóreas que irão dialogar com o organismo cênico, com recorte no corpoluz. Tudo atravessa o corpo e, a partir disso, como é que se entende a luz cênica, a criação, como a luz cria um corpo e como um corpo cria a luz. Um dos caminhos é lucidar as participantes a construirmos obras, espetáculos, ou seja lá qual for a ação, onde a dramaturgia, a performance da luz seja criada com consciência, sendo assim a luz uma semente de criação, podendo contribuir no processo investigativo e criativo da cena e visse versa”, negrita Natalie Revorêdo, idealizadora do projeto.

Sendo assim, a oficina “CorpoLuz – Semente de Criação” é um convite ao despertar pra si e pro coletivo, acessando e experimentando a cena com o corpo mais desperto para o todo. Objetos de cena, elementos visuais e sonoros do espetáculo, tudo o que compõe o organismo cênico, ganha amplitude e protagonismo.

Foto: Morgana Narjara

O primeiro encontro acontecerá na terça-feira (20/09), sempre das 14h às 17h, no espaço Lírica no Ar, com a iluminadora cênica e mentora do projeto Natalie Revorêdo. Na oportunidade, as participantes irão se debruçar sobre o processo de construção da luz e seu poder de atuação, seja como corpo, estética, expressão e dramaturgia, entendendo a correlação dos elementos cênicos em uma construção integrada que visita a forma de fazer holística das artistas.  

Dando sequência às atividades da primeira semana da oficina, na quarta (21/09), no mesmo horário, acontecerá a vivência de corpo “Coração como território primeiro”, a ser guiada pela facilitadora Isabela Severi, artista da dança e pesquisadora do corpo. Na quinta-feira (22/09), haverá uma visita técnica a um teatro, no Recife, com acompanhamento da iluminadora Natalie Revorêdo.

Abrindo a segunda semana, na terça-feira (27/09), Natalie dará continuidade aos ensinamentos sobre a construção da iluminação cênica e experimentos dançantes, e na quarta (28/09), será a vez da facilitadora Lane Cardoso guiar a vivência de corpo intitulada “A caverna: forças que emanam as estrelas de baixo, nosso Taru Andé VulvAr”, no espaço Lírica no Ar. Na quinta-feira (29/09), o encontro acontecerá no Espaço Cênicas.

            Na sequência, na terça-feira (04/10), terá mais um encontro sobre iluminação cênica e experimentos dançantes com Natalie e, na quarta (05/10), as participantes irão vivenciar a atividade de corpo “ReoCúpelve: Reocupando a pelve com autonomia e presença”, facilitada por Brie Silva. Ambos os encontros no espaço Lírica no Ar. Na quinta-feira (06/10) haverá visita técnica ao teatro novamente.

         Na terça-feira (11/10), haverá troca sobre iluminação cênica e experimentos dançantes, no espaço Lírica no Ar, com Natalie Revorêdo. Na quarta (12/10), a facilitadora Gabi Holanda irá guiar a vivência de corpo “(De)composição pela borda”. E na quinta-feira (13/10) o encontro acontecerá no Espaço Cênicas.

           A última semana da oficina “CorpoLuz – Semente de Criação” terá vivência sobre luz com Natalie, na terça-feira (18/10), e no dia seguinte, quarta (19/10), será a vez da facilitadora Silvia Góes guiar a vivência de corpo e dramaturgia “À flor do corpo – Voz e movimento na criação de uma dramaturgia de afetos”, no espaço Lírica no Ar. O encontro da quinta-feira (20/10) será no Espaço Cênicas.

            A culminância do projeto acontecerá na quarta-feira (26/10), às 19h, no Teatro Marco Camarotti, que fica no Sesc de Santo Amaro, com acesso livre e preço único de R$10. Será um momento de celebração entre as mulheres participantes e as mulheres facilitadoras das vivências, onde toda troca de saberes sobre iluminação cênica e moveres do corpo será colocada em cena. Na ocasião, o grupo estará recebendo doações de absorventes para direcionar para uma casa de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

PROGRAMAÇÃO
Oficina CorpoLuz – Semente de Criação

Horário dos encontros da oficina:
 14h às 17h
1ª semana:
20/09 (terça) – 
Encontro de iluminação cênica com Natalie Revorêdo no espaço Lírica no Ar
21/09 (quarta) –
 Vivência de corpo “Coração como território primeiro” com Isabela Severi no espaço Lírica no Ar
22/09 (quinta) – 
Visita técnica a um teatro do Recife
2ª semana: 
27/09 (terça) – Encontro de iluminação cênica com Natalie Revorêdo no espaço Lírica no Ar
28/09 (quarta) – Vivência de corpo “A caverna: forças que emanam as estrelas de baixo, nosso Taru Andé VulvAr” com Lane Cardoso no espaço Lírica no Ar
29/09 (quinta) – Encontro de iluminação cênica com Natalie Revorêdo no Espaço Cênicas
3ª semana:
04/10 (terça) – 
Encontro de iluminação cênica com Natalie Revorêdo no espaço Lírica no Ar
05/10 (quarta) – 
Encontro de corpo “ReoCúpelve: Reocupando a pelve com autonomia e presença” com Brie Silva no espaço Lírica no Ar
06/10 (quinta) – 
Visita técnica a um teatro do Recife


4ª semana: 
11/10 (terça) – Encontro de iluminação cênica com Natalie Revorêdo no espaço Lírica no Ar
12/10 (quarta) – 
Encontro de corpo “(De)composição pela borda” com Gabi Holanda no espaço Lírica no Ar
13/10 (quinta) – 
Encontro de iluminação cênica com Natalie Revorêdo no Espaço Cênicas
5ª semana: 
18/10 (terça) – Encontro de iluminação cênica com Natalie Revorêdo no espaço Lírica no Ar
19/10 (quarta) – 
Encontro de corpo “À flor do corpo – Voz e movimento na criação de uma dramaturgia de afetos” com Silvia Góes no espaço Lírica no Ar
20/10 (quinta) – Encontro de iluminação cênica com Natalie Revorêdo no Espaço Cênicas
Culminância:
26/10 (quarta) – Apresentação de espetáculo das participantes da oficina com todos os saberes adquiridos nos encontros, no Sesc de Santo Amaro

SERVIÇO
Inscrições gratuitas: link na bio do instagram @natalierevoredo (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeV2ze7hRgzzWn9WWquc0ufumAf87N37aIKZJqO0ybJMS28Lg/viewform
Instagram: @natalierevoredo
Vagas: 30
Público: mulheres diversas fazedoras de arte (bailarinas, coreógrafas e técnicas)
Faixa etária: acima de 18 anos