Grupo apresenta espetáculo de teatro de sombras com música ao vivo no dia 23 de outubro, às 17h, no Mercado Eufrásio Barbosa

Depois de percorrer a Espanha e Portugal no ano passado e o interior pernambucano no início do ano, a trupe familiar Habib & Valeria vai encerrar sua turnê interestadual patrocinada pelo Funcultura com uma última apresentação do espetáculo O dia em que a Morte sambou em Olinda.

A obra, que já circulou por três continentes e ganhou vários prêmios, é uma adaptação teatral do livro homônimo, do escritor egípcio Habib Zahra e da ilustradora espanhola Valeria Rey Soto, que criaram o grupo Habib & Valeria para encenar suas obras literárias.

Destinada ao público familiar, a montagem mistura a técnica milenar do teatro de bonecos de sombras com a magia da cultura popular pernambucana. É acompanhada por trilha sonora ao vivo, executada por Valeria e o multi-instrumentista mirim Miguel Ibrahim, filho do casal. Utilizando instrumentos de corda, sopro e percussão, mãe e filho apresentam um vasto repertório de ritmos tradicionais de Pernambuco e do mundo, enquanto as sombras multicoloridas – manipuladas por Habib – conversam, brincam e dançam, não somente na tela, mas também pelas paredes, chão e teto do teatro.

Sinopse

Seu Biu é um velho brincante que não deixa sua idade acabar com seu regozijo de viver. Apesar de morar sozinho e ser alvo de muita crítica e inveja, vive sorrindo e dançando, alegre e despreocupado. Um dia, a Morte resolve buscá-lo. Mas, ao chegar à casa do ancião, é recebida de uma forma totalmente inesperada… 

Inspirada pela vivência de Habib e Valeria com os brincantes de Maracatu e Cavalo Marinho, a obra busca desconstruir as concepções negativas contemporâneas da velhice e da morte, e compartilhar um pouco da sabedoria que os artistas encontraram na cultura popular. Mais que tudo, a peça é uma celebração da vida, e da morte, como parte essencial e indissociável dela.

Trailer do espetáculo:youtu.be/_Psxg3NQJ_g

Sobre Habib & Valeria

Radicados em Olinda, Habib e Valeria desenvolvem desde 2010 um trabalho na área de teatro e literatura para a infância e juventude. Estrearam no mundo do livro em 2012 com O Burro Errante, que no mesmo ano ganhou uma versão teatral dirigida por Habib. Em 2014, lançaram O último golpe do Lobo Mau, que também adaptaram para o teatro, com participação de vários artistas pernambucanos. O dia em que a Morte Sambou é o terceiro livro e espetáculo da dupla.

Mais informaçõesHabib-Valeria.com

Instagram.com/HabibeValeria

Ficha Técnica

·          Texto, Vozes e Manipulação de Bonecos: Habib Zahra

·          Trilha Sonora e Sonoplastia: Valeria Rey Soto e Miguel Ibrahim 

·          Direção, Dramaturgia, Criação de Bonecos e Cenários: Valeria Rey Soto e Habib Zahra

·          Produção Executiva: Katarina Barbosa

·          Audiodescrição e Interpretação em LIBRAS: Centrae Acessibilidade Comunicacional

·          Duração do espetáculo: 40 minutos

·          Indicação etária: livre (desde que não tenha medo do escuro!)

Serviço

Domingo, dia 23 de outubro de 2022, às 17h, no Teatro Fernando Santa Cruz, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Varadouro, Olinda. 

A entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir de 16h.

O evento contará com interpretação em LIBRAS e audiodescrição.