Secult-PE e Fundarpe promovem grade cultural neste fim de semana com destaque para o Festival Canto da Sereia (Itamaracá), em celebração ao aniversário de Lia de Itamaracá e o Águas de Oxalá (Olinda)
Faltando menos de um mês para o início do Carnaval, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), já inicia neste fim de semana as celebrações da folia de Momo com programações gratuitas em diversas regiões do Estado. Além da fase de contratações de artistas selecionados via edital para a programação do Carnaval de Pernambuco, há uma série de eventos pré-carnavalescos apoiados pela Fundarpe.
Entre as ações apoiadas com recursos estaduais, destacam-se na grade deste fim de semana os eventos “Águas de Oxalá”, que acontece neste domingo (14), na Rua do Bonfim, em Olinda; e o “Festival O Canto da Sereia”, desta sexta-feira (12) a domingo (14), na Praia de Jaguaribe, em Itamaracá, iniciativa produzida com incentivo do Funcultura em comemoração aos 80 anos de Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco e homenageada do Carnaval pernambucano deste ano – juntamente com Alceu Valença e Claudionor Germano.
O CANTO DA SEREIA – Artista icônica da cultura popular brasileira, Lia de Itamaracá chega gloriosa a seus 80 anos de vida. Uma longevidade que a consagra decana da cultura popular de Pernambuco. Uma artista que carrega os símbolos de um Brasil profundo e que nos fala de identidade, cultura popular, celebração, raça, feminismo e da sabedoria que só recebemos quando ouvimos os mais velhos.
“Eu estou achando tudo uma maravilha. Estou muito feliz, alegre e me sentindo muito amada, porque estou recebendo em vida essa homenagem e esse reconhecimento de todos que conhecem minha luta e minha história”, afirma Lia de Itamaracá.
A nova idade de Dona Lia é comemorada com uma festa à altura das dimensões que sua arte carrega. O aniversário, nesta sexta-feira (12), marca a abertura do festival O Canto da Sereia, que segue até o domingo (14), na Praia de Jaguaribe, em Itamaracá (PE), no Litoral Norte do Estado. Em sua terceira edição, o festival chega em um formato especial que dialoga com todas as linguagens artísticas que Lia inspira com sua ciranda: música, dança, religiosidade, audiovisual, moda, literatura e muita festa. Saiba mais aqui.
ÁGUAS DE OXALÁ – Tradição do calendário turístico-cultural de Olinda, o evento chega à sua 44ª edição, neste domingo (14), às 14h, com o tema “Nossa raiz, nossa cor”. Águas de Oxalá é uma iniciativa em reverência a Oxalá, que na Igreja Católica é o Senhor do Bonfim, regente da paz e da prosperidade. A festa acontece para sacralizar a cidade de Olinda, trazendo bênçãos a todos os turistas e pessoas que guardam as tradições de culto ao divino em suas diferentes expressões. Saiba mais sobre o evento aqui.
CONTRATAÇÕES – O Edital de Convocatória do Ciclo Carnavalesco 2024, lançado pela Secult-PE e Fundarpe, junto à Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), contou com de 1,5 mil inscrições e praticamente 1,3 mil foram habilitadas, em um total de quase 80% das inscrições. “Isso quer dizer que vamos ter um Carnaval ainda maior, mais inclusivo, mais democrático, e com a participação de muito mais brincantes do que temos historicamente. O Carnaval de Pernambuco não se explica. Se vive!”, celebra Carla Pereira, gerente de Produção e Ações Culturais da Fundarpe. Saiba mais aqui.