Publicado pela editora Cepe, o evento de lançamento está previsto para o dia 22 de dezembro, no Recife

A história do Baile do Menino Deus foi transformada em livro e será publicada pela editora CEPE com o título O Baile aqui principia. Ao completar 36 anos de vida, 16 deles tendo como casa a Praça do Marco Zero, no Recife, seus criadores resolveram descrever com minúcias algumas memórias, começando pelas motivações que os levaram a seguir o caminho da criação, em teatro e música, até nascer um auto de Natal tipicamente brasileiro, pautado pelas tradições da cultura nordestina de matriz africana, ibérica e indígena. O dramaturgo Ronaldo Correia de Brito conta em palavras este momento de lampejo, a faísca inicial que o fez refletir sobre a necessidade do Baile. O livro traz fotografias que revelam as mudanças das montagens ao longo dos anos e as partituras das peças musicais que foram compostas genuinamente para serem apresentadas nos espetáculos. A clareza da história é encontrada nas páginas finais, onde há uma linha do tempo cronológica de 1981 a 2019.

Era certo que os artistas estavam cansados de neves artificiais e se queixavam das invasões dos jingle bells escritos em inglês. Queriam inventar uma brincadeira para que seus filhos pudessem cantar e representar durante o período natalino. O encontro dos três se deu da seguinte forma: “(…) Tudo nasceu de um esboço de representação teatral, ao estilo dos autos e dramas populares de empanada, que Assis Lima mandou de São Paulo para mim, pedindo que eu encenasse com minhas irmãs, num Natal do Crato. Esse arcabouço poético existiu, eu o guardo com carinho. [Antonio] Madureira havia composto a música de Lua Cambará, o primeiro e talvez único filme longa-metragem brasileiro na bitola Super 8, que realizamos nos anos de 1975, 76 e 77, com Horácio Carelli Mendes, uma aventura de malucos, típica da contracultura. Do convívio com Madureira, um músico aclamado por seu trabalho à frente do Quinteto Armorial, ficou o desejo de uma nova parceria”, deixa registrado Ronaldo nas páginas iniciais.

O Baile aqui principia descreve os cinco cenários principais de um espetáculo que tem como intenção trazer todas as vozes, todos os corpos, as cores e os ritmos do Brasil misturados em uma única festa onde se vê índios, negros e brancos cantando, juntos, em louvor ao nascimento do Menino Deus. Tendo como referência o auto religioso tradicional trazido pelos portugueses à nossa cultura, Assis e Ronaldo contam que o Baile é um espaço brincante, que joga com o lúdico, não querendo ser profano, nem apologético religioso. 

Junto a fotografias e textos dos autores do espetáculo, foram selecionadas entrevistas e um especial com depoimentos de Ronaldo e Assis Lima, da produtora Carla Valença (Relicário Produções), do músico Antonio Madureira e do diretor de arte Marcondes Lima, assim como resenhas de vários críticos e jornalistas, publicadas originalmente nos principais veículos brasileiros, como Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil. A escritora Ruth Rocha e o ator, diretor e autor Rubem Rocha Filho também tiveram seus escritos eternizados na obra. Boa parte das páginas foram preenchidas com a pesquisa do crítico literário e professor Cristhiano Aguiar, que realizou um estudo aprofundado sobre o Baile do Menino Deus.

O livro poderá ser adquirido no evento de lançamento que acontecerá no dia 22 de dezembro de 2019, às 16 horas, na Associação Comercial de Pernambuco, em frente ao cenário do Baile. Cada exemplar terá o custo de R$ 30,00.

Lançamento “O Baile aqui principia”

Data: 22 de dezembro 

Horário: 16h

Local: Associação Comercial de Pernambuco – Praça Rio Branco, 18