Quem está em fase de emagrecimento é necessário entender o papel do funcionamento do seu intestino nesse processo. Para isso, a nutricionista Monik Cabral revelou as principais coisas que podem irritar o seu intestino.
1. Mastigação errada
A nutricionista explicou que o alimento deve ser bem mastigado antes de ser deglutido. Sua consistência deve ser pastosa para que as substâncias envolvidas no processo de digestão possam atuar efetivamente. Assim, quando chegar ao estômago, o alimento estará nas condições ideais para ser tratado pelo suco gástrico e pelas enzimas estomacais.
2. Sono com má qualidade
A especialista também contou que “quem não dorme o mínimo recomendado – de sete a oito horas por noite -, pode ter um mal funcionamento do intestino”.
3. Excesso de consumo de gordura
O excesso do consumo de gordura pode ser muito prejudicial para o funcionamento do intestino. Por isso, a nutricionista alerta para a necessidade de uma dieta balanceada.
4. Uso excessivo de medicamento
“O uso de medicamentos como os laxantes, em grande quantidade, podem causar prejuízos à saúde”, disse. Segundo Monik, a pessoa passa a ter que tomar doses cada vez maiores, o que pode levar a problemas cardíacos ou renais devido à eliminação de eletrólitos importantes, como o cálcio, além de vitaminas e nutrientes. Essa dependência ocorre porque o laxante irrita a mucosa intestinal.
Além dos pontos citados, a nutricionista Monik Cabral também afirmou que as alergias alimentares, a baixa produção de ácido gástrico e o excesso de carboidrato refinado também podem irritar o intestino.
“Cuidar bem do intestino no processo de emagrecimento e para uma qualidade de vida melhor, é fundamental”, finalizou.
Sobre Monik Cabral
Monik Cabral, nutricionista formada há 9 anos pela UGF (Universidade Gama Filho) no RJ e fisioterapeuta formada pela universidade Estácio de Sá desde 2004. Trabalhou desde primeiro dia de formação em uma Clínica Cardíaca juntamente com o Cardiologista (acompanhamento multidisciplinar) e atendia frequentemente os pacientes com diversas doenças como, por exemplo: diabete, hipertensão, obesidade, entre outras.