Com a evolução das compras e vendas on-line de imóveis, a quantidade de informações disponíveis na tela do celular ou do computador aumentou muito, o que reduz o risco do consumidor errar na compra de um imóvel. Numa realidade de mercado imobiliário muito aquecido e competitivo surge a necessidade de buscar diferenciais que realmente capturem os consumidores. E no contexto pós-pandemia é fato que as pessoas passarão mais tempo em casa devido aos regimes híbridos de trabalho. Portanto no cardápio de exigências dos clientes, onde antes só considerava-se a metragem, planta e localização hoje são valorizados os confortos acústico, lumínico e térmico além de soluções adotadas de sustentabilidade e acessibilidade do empreendimento.
Nesse contexto, o cumprimento dos requisitos das ABNT NBR 15.575 − Norma de Desempenho para Edificações se tornou um diferencial competitivo e requisito de melhoria do mercado, em termos de qualidade dos ambientes construídos, deixando de ser somente uma obrigação normativa cuja única finalidade até 2019 era reduzir rriscos para construtoras e incorporadoras.
De acordo com Vinicius Battistini, diretor da Inovatech Engenharia, empresa que presta consultoria às construtoras e incorporadoras sobre a ABNT NBR 15.575, “morar em um apartamento que proporcione um ambiente arejado, iluminado com temperatura agradável e silencioso fazem parte de requisitos básicos de edificação e não algo de extraordinário”, ressalta Battistini.
Esses atributos dos produtos imobiliários precisam ser comprovados por meio de ensaios e testes que garantam aos moradores uma edificação saudável. Entre os itens que precisam estar em consonância com a norma estão vida útil de um projeto, sistemas estruturais, de pisos, coberturas (lajes e telhados), hidrossanitários e o conjunto de paredes, portas, janelas e fachadas. Ainda é comum encontrar nas redes sociais comentários com reclamações de proprietários de apartamentos, recém-construídos, relatando incômodos como locais excessivamente quentes ou frios, barulhentos, escuros ou muito úmidos.
Se um prédio de apartamentos será construído em uma avenida adensada e com grande trânsito de veículos, por exemplo, a edificação precisa ter elementos na fachada e estrutura que blindem os apartamentos do barulho de acordo com níveis estabelecidos na norma. Battistini explica que para o empreendimento cumprir com os requisitos são necessários medições e ensaios com serviços especializados, utilização de componentes e sistemas construtivos adequados e soluções arquitetônicas e construtivas concebidas previamente. “Para que todo o processo ocorra da melhor maneira possível é necessário monitoramento e avaliação das etapas do projeto com um plano de controle tecnológico de materiais e serviços”, finaliza ele.