Médico urologista explica quem pode estar no grupo de risco da doença

Dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, somente no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Considerado o tipo de câncer mais comum entre os homens, a doença é responsável pela causa de morte de 28,6% da população masculina, quando desenvolve os tumores malignos.

O urologista do Sistema Hapvida, Antônio de Morais, acredita que a prevenção é muito importante para o diagnóstico e tratamento da doença. “Seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Urologia, homens acima de 45 anos e que possuem fatores de risco como histórico familiar da doença, obesos e afrodescendentes devem realizar os exames preventivos de próstata nessa idade. Acima dos 50 anos, todos os homens independente dos fatores devem fazer o exame. A prevenção é muito importante em todas as doenças, quanto mais cedo for diagnosticada, mais chances o paciente tem”, explica o médico.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha ao formato de uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o sêmen. A doença em sua fase inicial não apresenta muitos sintomas, o indicado é que todos os homens acima de 50 anos realizem os exames.

Os exames preventivos para detectar a doença são feitos em três etapas para se ter o diagnóstico definitivo do câncer de próstata. “Os exames preventivos para detectar a doença são feitos em três etapas para se ter o diagnóstico definitivo do câncer de próstata. Primeiramente é realizado o PSA – Antígeno específico da próstata encontrado no exame de sangue. Em segundo, o médico urologista deve realizar o toque retal, que é muito importante para o diagnóstico, o último exame solicitado é o da ultrassonografia com biópsia que dará o diagnóstico definitivo de câncer de próstata”, ressalta o urologista do Sistema Hapvida, Antônio de Morais.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas decorrentes são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A prevenção é uma importante aliada para a cura do câncer de próstata, o diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir a cura da doença e definir os tratamentos necessários para cada paciente que dependem de aspectos específicos para cada caso.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 7,1 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 37 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 47 hospitais, 199 clínicas médicas, 47 prontos atendimentos, 172 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.