Lançamento de incorporadora brasileira é mais barato, não contém substâncias contaminantes, produtos químicos, tem baixa emissão de voláteis e utiliza água de reuso na formulação
A construção civil tem sido uma das áreas que tem puxado a recuperação da economia brasileira após a crise causada pela pandemia de covid-19. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor cresceu em 8% de acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O aumento foi registrado por causa de fatores como a alta de 6,8% nas vendas do varejo e de 10% na produção de insumos (até novembro). Além disso, a área teve bons números na geração de empregos, contando com 245,9 mil novas vagas contra 98 mil de 2020, por exemplo.
Porém, com a expansão imobiliária, que é um conceito muito comum e visível principalmente em grandes metrópoles como São Paulo, a questão ecológica acaba sendo lembrada por especialistas.
Dentre os problemas ambientais, que são reconhecidos pelas próprias associações e entidades representativas do setor, são lembrados temas como geração de resíduos, consumo excessivo (e desperdício) de água e energia, poluição (do meio ambiente e sonora) e emissão de gases poluentes.
E para oferecer uma alternativa para o setor, a Alphaz Concept, incorporadora brasileira referência por executar projetos assinados de arquitetura com responsabilidade ecológica, lançou uma linha de produtos sustentáveis e saudáveis.
Os itens da Alphaz Technologies não contêm substâncias contaminantes, produtos químicos (que podem prejudicar a saúde de aplicadores e moradores), têm baixa emissão de voláteis (COVs) e utilizam água de reuso na formulação.
“O déficit habitacional é um problema importante do Brasil. Só que a questão ambiental também é. Por isso, achamos que é possível fazer com que a construção civil se desenvolva a partir de soluções mais corretas com o meio ambiente”, defende Luigi Scianni Romano, sócio-fundador da Alphaz Concept.
Certificações e benefícios
A Alphaz Technologies, que é uma linha desenvolvida dentro dos mais sustentáveis padrões do mercado e certificada com o Selo Casa Saudável. Ele é designado a projetos, edificações, profissionais, produtos e manutenção voltados para a construção civil cujo objetivo é assegurar/validar que os ambientes construídos sejam saudáveis e/ou promovam bem-estar.
Os materiais também contam com a certificação do Green Building Council, ONG internacional que debate formas para transformar a indústria da construção civil e a cultura da sociedade em direção à sustentabilidade.
E além dos benefícios ambientais, os produtos também garantem redução de custos, eficiência e segurança e atendem todos os requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
“Entendemos que além de oferecer produtos sustentáveis, eficientes, seguros e certificados, eles também precisam ter um valor competitivo. Por isso, a Alphaz Technologies tem custos justos para que soluções ecológicas sejam democratizadas no mercado. Para ser verdadeiramente ecológico, um projeto precisa ser sustentável de ponta a ponta. Por isso, nossos empreendimentos são equipados com soluções sustentáveis como painéis solares fotovoltaicos, sistemas biodigestores para tratamento de esgoto, captadores de água da chuva, compostagem orgânica e lixeiras para coleta seletiva”, complementa Romano.
Linha de produtos
A linha Alphaz Technologies é composta pelos seguintes produtos:
Argamassa Polimérica Alphaz: para uso em alvenaria de vedação, ela é a primeira argamassa pronta em bisnagas para vedação e foi desenvolvida para facilitar a fase de assentamento dos blocos. A argamassa polimérica Alphaz torna as obras mais práticas, baratas e rápidas. O item também promove a redução para quase zero do uso de água, dispensa a necessidade de betoneiras, assenta 2,5 mil tijolos por dia (enquanto a argamassa tradicional assenta 800 tijolos por dia), rende até 20 vezes mais e entrega economia de 40% na obra.
Alphaz Cimento Queimado: ela é uma tinta com efeito de cimento queimado de acabamento fosco para fins decorativos. O cimento queimado pode ser usado em paredes internas e externas, pisos, contrapisos e azulejos. O produto é simples de aplicar, impermeável, hidrorrepelente e tem mais de 15 opções de cores. Ele promete fácil aplicação, alto rendimento, alta durabilidade e não desbota.
Reboco pronto (regularizador de paredes): o produto é uma argamassa polimérica feita para regularizar alvenarias ou para dar acabamento em paredes internas e externas. Indicado para alvenaria estrutural e convencional, o reboco dispensa a pintura, tem alta durabilidade e promove uma obra limpa.
Reboco pronto (acabamento fino): esse tipo de reboco serve para revestimento fino e decorativo. Assim como o item anterior, ele é uma argamassa polimérica para acabamentos lisos e decorativos que é vendido pronto para uso. Além de impermeável, entrega alta durabilidade.
Sobre a Alphaz Concept
A Alphaz Concept é uma incorporadora brasileira que executa projetos assinados de arquitetura com responsabilidade ecológica.
A empresa segue as mais modernas tendências de construções ecologicamente viáveis, práticas de custo otimizado e acima de tudo um produto de alto valor agregado que gera rentabilidade para os proprietários.
Os empreendimentos da Alphaz Concept são equipados com soluções sustentáveis como painéis solares fotovoltaicos, sistemas biodigestores para tratamento de esgoto, captadores de água da chuva, compostagem orgânica e lixeiras para coleta seletiva.
A Alphaz Concept também possui o diferencial de atuar com parceiros técnicos de renome, como o arquiteto Sérgio Fischer e Silvio Oksman. E embaixadores engajados com a causa ambiental, como as modelos internacionais Laís Ribeiro, Isabeli Fontana e Cintia Dicker, a atriz Deborah Secco, o músico Di Ferrero e o empresário e influencer Leandro D’Lucca.
Atualmente a Alphaz Concept desenvolve projetos nas regiões Sul do estado de Minas Gerais, Vale do Paraíba, Bahia, Pipa (RN), Litoral Norte de São Paulo (Ubatuba e Ilha Bela), Punta del Este, no Uruguai, e Costa Rica.