A musculação é a segunda atividade física mais praticada entre os brasileiros, perdendo apenas para a caminhada, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2017, elaborada pelo Ministério da Saúde.
Apesar dos decretos municipais e estaduais autorizarem a retomada das academias, após quase um semestre de fechamento decorrente da pandemia, alunos e frequentadores não voltaram em sua totalidade, muitos por não se sentirem seguros para o retorno e ambientes esportivos fechados, outros por terem cancelados seus planos devido à crise financeira que a pandemia gerou nesse 2020.
É comprovado que a prática de esportes é benéfica, principalmente ao sistema cardiovascular, metabólico e imunológico. A importância de se manter ou começar uma atividade física, mesmo durante a pandemia, é essencial. Por isso, muitas academias e educadores físicos passaram a oferecer a possibilidade de treino online, buscando promover uma melhor qualidade de vida aos seus seguidores.
É o caso do Programa Treine 33, que se renovou e está, agora, em um formato com treinos mensais. Formado por uma equipe de educadores físicos, as aulas acontecem via Instagram. A novidade para essa nova fase, é a maior aproximação com os seus alunos. Os professores realizarão um “aulão” ao ar livre, com um número limitado de vagas e com todas as recomendações de segurança e higiene feitas. Além disso, oferecem a possibilidade de parcerias com condomínios e empresas, para realização de treinos específicos para os grupos. “Sentimos durante esses quatro meses a participação de vários grupos de amigos que se incentivam treinando juntos, por isso da possibilidade da realização das aulas do Treine 33 para grupos exclusivos”, salienta Fabiano Cristopoliski, coordenador do Projeto Treine33.
Cristopoliski ainda lembra que é possível realizar os treinos em casa. “Muitos alunos adquiriram o hábito de treinar a partir do Treine 33, até mesmo porque as atividades estão propostas e a pessoa realiza no horário que for mais conveniente, e o impacto positivo na vida de cada aluno tem sido recompensador”, enaltece. “O importante é realizar atividade física com a orientação correta”, finaliza.
Vale ressaltar que diversos estudos internacionais orientam sobre a importância da necessidade da prática de atividade física mesmo durante a pandemia, desde que mesma seja realizada de forma segura e orientada, de forma a reduzir o comportamento sedentário.
As inscrições para o Treine 33 acontecem pelo Picpay e a mensalidade está no valor de R$40,00. Maiores informações pelo Instagram @treine.33.