A Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência em Saúde, vai realizar uma série de ações voltadas aos cuidados com a saúde mental dos moradores da ilha, dentro da programação da campanha “Janeiro Branco”. As atividades acontecem nos dias 17, 19 e 20 deste mês, com a participação de profissionais na área (psiquiatras e psicólogos), que vão abordar assuntos e técnicas para ter um bom equilíbrio da saúde mental. As ações contam com entrevistas, dicas, planejamentos, atividade coletiva, entre outros.

Neste ano, o tema da campanha é: A vida pede equilíbrio. O evento vai iniciar na terça-feira(17), às 10h, com um bate-papo na rádio com o psiquiatra Gustavo Paranhos, o psicólogo infantojuvenil Erik Marcelo e a gestora de Saúde Mental Wanessa Moura. Na ocasião, os profissionais vão falar sobre o equilíbrio emocional no dia a dia e sobre a técnica mindfulness (a prática de se concentrar completamente no presente).

“No primeiro mês do ano as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas e suas relações sociais, suas condições de existência, suas emoções e o sentido existencial. Por isso, realizaremos esse evento para convidar a população de Noronha a se inspirar a escrever e reescrever sua própria história de vida”, disse a gestora do Núcleo de Saúde Mental da ilha, Wanessa Moura.

No dia 19 será realizado um planejamento de 2023 com os setores internos para dar continuidade ao Fórum de Saúde Mental Infantojuvenil, que já acontece na ilha a cada dois meses. No dia 20, às 9h, vai acontecer atividade coletiva em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) para toda a comunidade, com brindes, dinâmicas, músicas, contação de histórias, coffee break e entrega de mensagens motivacionais. A associação dos artesãos também vão participar, oferecendo momento de arte pintura para qualquer pessoa que queira -participar

A campanha Janeiro Branco acontece desde 2014 e surgiu para estimular a sociedade a debater a importância da saúde mental nas relações humanas. É um movimento que visa chamar a atenção para a importância dos cuidados psicológicos.