Nesta segunda-feira (10), técnicos do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) vão iniciar um estudo em Fernando de Noronha para a elaboração de instrumentos de gestão que promovam o desenvolvimento do arquipélago de caráter inclusivo, sustentável e equilibrado.
Neste primeiro momento, que deve durar 14 dias, os profissionais do Itep vão fazer estudos sobre o meio ambiente e também farão o diagnóstico urbanístico e arquitetônico da zona urbana da ilha, através de um cadastro territorial.
Os técnicos vão percorrer a ilha colhendo dados e informações e, posteriormente, novas normas reguladoras para a Área de Proteção Ambiental (APA) do distrito devem ser criadas para fazerem parte do Plano de Gestão Sustentável Integrada, (PGSI), lançado em 2022.
O objetivo central do estudo é a conservação da natureza da ilha, que vai possibilitar também uma melhor qualidade de vida aos moradores, a partir do respeito e do convívio em harmonia com o meio ambiente.
A iniciativa é uma parceria entre a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas) e Administração Distrital.
Para Ramon Abelenda, gerente de Meio Ambiente do distrito, a conservação da natureza integra o universo de ações e políticas públicas do atual Governo de Pernambuco voltadas para Fernando de Noronha.
“O Plano de Gestão Sustentável Integrada irá trazer diversos ganhos para a ilha. Entre os diversos produtos gerados, o Cadastro Territorial Básico, objeto desse primeiro levantamento de informações, será de extrema importância para entendermos as características urbanísticas e arquitetônicas do distrito, bem como subsidiar as futuras propostas de soluções do plano”, disse.