Em alusão à campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, as mulheres de Fernando de Noronha vão contar com uma programação especial voltada à saúde da mulher, entre os dias 21 e 28 deste mês. As atividades educativas incluem roda de conversa, exames de ultrassonografia mamária, preventivos e testes rápidos (sífilis, HIV, hepatite). Para realizar os exames, é preciso levar os documentos de identidade ou cartão do SUS.
A programação inicia com a roda de conversa no dia 21, no Posto de Saúde da Família (PSF). No dia 24 será realizado o exame de testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis, das 8h às 19h, no PSF. Nos dias 25 e 26 terá a coleta de preventivo ginecológico, das 8h às 19h, também no PSF. Já nos dias 27 e 28 serão realizadas as ultrassonografias para mulheres a partir dos 40 anos de idade, no Hospital São Lucas (HSL), a partir das 7h, mediante agendamento prévio no PSF.
“A semana da mulher vai acontecer com o intuito de beneficiar a população noronhense promovendo orientação, cuidado e prevenção, pois o diagnóstico precoce e rastreamento são de extrema importância, além de fortalecer as recomendações do Ministério da saúde”, disse a gestora do PSF, Mirelly Santos.
A roda de conversa “Violência contra Mulher” tem o objetivo de conscientizar as mulheres da importância dos autocuidados, além de promover prevenção e esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama. Na ocasião, variados temas da área também serão abordados.
O Outubro Rosa surgiu em 1990 na intenção de alertar e informar a população sobre o controle e tratamento do câncer de mama. O movimento ocorre anualmente e é aderido por diversos países ao redor do mundo, que realizam diferentes ações para espalhar informações importantes sobre a doença.