O cortejo partirá dos Quatro Cantos e seguirá até o Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
Uma das mais importantes manifestações afro-brasileiras do Carnaval de Pernambuco, a Noite dos Tambores Silenciosos chega à sua 61ª edição em 2025. Este ano, a celebração homenageará o babalorixá Tata Raminho de Oxóssi e será conduzida pelo Mestre Ivanildo de Oxóssi no dia 24 de fevereiro, a partir das 20h.
O cortejo sairá dos Quatro Cantos, seguirá pela Rua do Amparo e chegará ao Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, espaço sagrado das matrizes africanas e símbolo de resistência desde o século XVII. No local, será realizada a tradicional cerimônia religiosa dos Tambores Silenciosos.
O evento contará com a participação de dez grupos de Maracatu, além de nações convidadas:
Maracatu Nação Leão Coroado
Maracatu Nação Camaleão
Maracatu Nação Badia
Maracatu Nação Maracambuco
Maracatu Nação de Luanda
Maracatu Nação Pernambuco
Maracatu Nação Estrela de Olinda
Maracatu Nação Tigre
Maracatu Sol Brilhante de Olinda
Sobre a Noite dos Tambores Silenciosos
A tradição surgiu da devoção a Nossa Senhora do Rosário, santa católica branca considerada padroeira da população negra, e tem origem nas irmandades religiosas criadas por negros no período colonial. No Recife, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, localizada no Pátio do Terço, foi palco de intenso comércio de escravizados. Hoje, o local se tornou um espaço de celebração e resistência da cultura afro-brasileira.
Serviço
* Data: 24 de fevereiro de 2025
* Horário: 20h – Concentração na Praça de São Pedro
* Cortejo: 10 Nações de Maracatu
* Percurso: Rua do Amparo até o Largo da Igreja do Rosário dos Homens Pretos