No episódio de novembro, mês da consciência negra, o PodSempre, videocast da rede de farmácias Pague Menos, recebe o médico, apresentador e ex-BBB Fred Nicácio. Durante a entrevista com Juju Oliveira, Fred compartilha sua visão sobre sua trajetória como médico e as barreiras que precisou superar ao longo da vida, além do papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na inclusão social. Com o tema “Como ser antirracista na saúde?”, o episódio está disponível pelo YouTube.

Ao ser perguntado como a medicina entrou em sua vida, Fred revela que, inicialmente, seu sonho era trabalhar com publicidade ou jornalismo, mas, vindo de uma família preta e periférica, seus pais desejavam que ele seguisse uma carreira mais estável, que garantisse segurança. Foi assim que ele optou pela faculdade de fisioterapia com especialização em terapia intensiva. Durante sua trajetória, Fred teve uma experiência marcante que o inspirou a seguir a medicina. “Trabalhando na UTI, vi uma equipe multidisciplinar em ação, cada um contribuindo para o tratamento dos pacientes. Aquilo me encantou”, relembra.

No episódio, o ex-BBB também compartilha as dificuldades de ser uma pessoa preta em um espaço ainda elitizado, como é o caso da medicina. “Foi um desafio, sem dúvida. No curso, de 70 alunos, só eu e mais uma colega éramos pretos. Eu sabia que seria tratado de forma diferente, mas eu tinha consciência de quem eu era e sabia do meu valor. Isso me deu força para seguir”, afirma o médico.

Fred também compartilha sua reflexão sobre o SUS e como ele é essencial para as populações negras e periféricas. “O SUS é a cara da periferia. É preto, é favelado, é a realidade da maioria do nosso povo”, comenta. Para ele, o SUS vai além de um sistema de saúde: é um reflexo da inclusão e da dignidade, sendo um pilar para milhões de brasileiros que dependem exclusivamente dele para receber cuidados médicos. “O SUS representa a luta diária das pessoas que precisam de um sistema de saúde acessível e universal. Ele é um espelho da realidade do nosso povo e um símbolo de resistência e dignidade”, afirma.

Outro ponto debatido ao longo do episódio foi a importância da humanização no ambiente da saúde. O profissional relembra um episódio que chamou sua atenção: “Vi um médico sendo extremamente gentil ao intubar uma paciente. Ele explicou tudo para ela, acolheu-a com empatia. Percebi que queria oferecer esse tipo de cuidado, esse toque humano”, diz. O entrevistado também explica que a humanização está em pequenos gestos. Ele, por exemplo, aprendeu a se comunicar em Libras para poder atender pacientes com deficiência auditiva. “Eu não sou fluente em Libras, mas eu me treinei pra poder atender um paciente em Libras, saber se está com dor, onde é essa dor e como eu posso ajudá-lo. São pequenos gestos que faz a pessoa se sentir vista”, pontua.

Além de sua atuação na área da saúde, Fred também participou de reality shows como o Queer Eye Brasil, onde dava dicas de saúde e bem-estar aos participantes, e do Big Brother Brasil, onde fez história com seus questionamentos e frases de efeito. “Participar desses programas foi incrível e me trouxe uma onda grande de amor. Além disso, me ajudou a levar a minha mensagem de empoderamento e autoaceitação a um número muito maior de pessoas”, destaca.

Mesmo com uma rotina agitada, Fred não abre mão de se cuidar, incluindo exames de rotina, cuidados com a saúde mental e aulas de dança afro. Durante a conversa, o profissional também falou sobre a importância de ‘cuidar de quem cuida’. Tendo em vista a importância desse tipo de acompanhamento, mesmo com um dia a dia corrido, a Pague Menos e Extrafarma facilitam ainda mais o acesso a exames de rotina por meio dos consultórios farmacêuticos do Clinic Farma, que estão disponíveis em 1.100 lojas da rede. Lançados em 2016, têm o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida da população. Esse espaço oferece mais de 60 procedimentos, como testes de glicemia, hemoglobina glicada e aferição de pressão, além de aplicação de injetáveis e diversas opções de exames graças a soluções modernas oferecidas por health techs. Outro diferencial da companhia é a sua capilaridade e estrutura omnichannel, que permite a compra de itens pelo app, site Clique & Retire, Prateleira Infinita, lockers, televendas além de um canal de compras via Whatsapp, criado em parceria com a Suri by Chatbot Maker, oferecendo ainda mais conveniência e praticidade aos clientes.

Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma

A rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma está presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Conta com 1.649 lojas, distribuídas em mais de 400 municípios, com 26 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, atualmente a rede é o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.