O programa é aplicado para jovens de escolas públicas que desejam conhecer o dia a dia de empresas. Nesta quarta, profissionais voluntários de seis empresas participam da ação 

Junior Achievement de Pernambuco, instituição sem fins lucrativos que atua na formação empreendedora de jovens, realiza edição especial do seu programa “Empresário Sombra Por um Dia” no Dia Nacional do Voluntariado, comemorado sempre no dia 28 de agosto, nesta quarta. Numa espécie de mutirão do bem, em prol da educação empreendedora, a ação conta com participação de voluntários de seis empresas. São elas: Grupo Moura, PwC, Queiroz Cavalcanti Advocacia, Da Fontes Advogados, Aveloz Criativa e TPF Engenharia.  

O “Empresário Sombra Por Um Dia” possibilita que estudantes do ensino médio de escolas públicas acompanhem executivos durante sua jornada de trabalho, como planejamento da agenda, relacionamento com equipe e até visita a clientes. Preferencialmente, a Junior Achievement conduz os jovens para acompanharem empresários da profissão que eles pretendem seguir. Os alunos participam de atividades relacionadas à área, como reuniões e negociações que fazem parte do dia a dia dos grandes executivos. Para evitar que alguma informação sigilosa seja extraviada e garantir mais segurança ao projeto, os estudantes assinam um termo de confidencialidade com a empresa participante.

A aplicação do Empresário Sombra e todos os outros programas da Junior Achievement são gratuitos para os jovens e as escolas. São desenvolvidos em parceria com empresas parceiras e profissionais voluntários, que receberem treinamento da instituição. Professores e gestores que tiverem interesse em receber os programas da ONG nas suas escolas, podem entrar em contato através do (81) 3421.2277 ou [email protected].  A Junior Achievement de Pernambuco fica na Rua do Riachuelo, nº 105, sala 901, Boa Vista, Recife (PE).  

IMPORTÂNCIA DO VOLUNTARIADO NA CARREIRA  

Além de fazer o bem, a experiência de ser voluntário pode ajudar a acelerar a carreira profissional. Segundo a diretora executiva da Junior Achievement Pernambuco, Rosane Schereschewsky, a experiência de ser voluntário, proporciona  autodesenvolvimento, aperfeiçoamento profissional e bem-estar aos que se comprometem em fazê-la. “E também pode ajudar na hora da contração, já que muitas empresas enxergam o trabalho voluntário com bons olhos, reconhecendo a importância do voluntariado na carreira de um profissional”. A instituição, presente no estado há 16 anos, conta com o apoio de pessoas dispostas a doar tempo e compartilhar conhecimento para aplicação de seus projetos.

São os voluntários que vão às salas de aula, após treinamento da Junior Achievement, facilitar o aprendizado dos jovens em diversos programas, como o Miniempresa, o de maior duração (durante cinco meses) realizado pela instituição, e outros que duram meio turno. Entre outras vantagens, quem participa tem a gratificação pessoal ao fazer a diferença inspirando jovens da sua comunidade, desenvolve a solidariedade, empatia e trabalho em equipe, faz networking e desenvolve habilidades reconhecidas no mercado de trabalho, além de receber certificado com carga horária, importante para comprovar a participação nas seleções de empregos. Inscrições para voluntários da Junior Achievement Pernambuco através do [email protected]

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT 

Completando 100 anos neste 2019, a Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos. O objetivo é levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. Recentemente, foi eleita a sétima melhor ONG do mundo, segundo ranking do NSO Advisor. No Brasil, a Junior Achievement atua, desde 1983, nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Os projetos da Associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Em Pernambuco, atua desde 2003.

O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.