Em comemoração ao Dia Mundial do Chef de Cozinha, celebrado em 20 de outubro, que tal valorizar o talento daqueles que transformam ingredientes em verdadeiras experiências gastronômicas? Para quem não é especialista, mas gosta de se aventurar na cozinha, a celebração pode ficar por conta elevar o nível de um jantar, testando novas receitas e experimentando novas harmonizações com vinhos e espumantes.
Para auxiliar nessa missão, Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, traz dicas valiosas de harmonização entre pratos e vinhos. Confira a seguir!
Drink de boas vindas
Ao receber convidados, ofereça um espumante como welcome drink. A sugestão da especialista é o Espumante Maraví Rosé Brut, de origem nacional, que revela todo o potencial brasileiro na elaboração de bebidas saborosas e refrescantes, com borbulhas delicadas e cremosas que encantam o paladar. Oferecer um espumante de boas vindas ajuda no clima de festividade e descontração logo no começo do encontro.
https://www.wine.com.br/
Vinho de aperitivo
Para dar início ao jantar, o ideal é preparar uma entrada leve para acompanhar a crescente de sabores e sensações ao longo da noite. A escolha pode ser uma salada ou canapés. Para acompanhá-la, dê preferência a um vinho branco ou rosé, de corpo igualmente leve, com frescor e nuances frutadas, como o vinho branco espanhol Esteban Martín D.O. Cariñena Chardonnay Macabeo Blanco 2023, que equilibra aromas e sabores com sutileza e refrescância.
Vinho do jantar
No momento do prato principal, é hora de construir sabores mais marcantes, que tragam intensidade para as papilas gustativas. O tom da harmonização se dá pela proteína escolhida e também pela estrutura da receita.
Carnes brancas e peixes tendem a ser mais delicados e pedem um vinho tinto de leve a médio corpo, taninos discretos, de preferência sem passagem por barrica. Para essas opções, aposte nas uvas Pinot Noir, Merlot, Garnacha ou Sangiovese. O tinto italiano Carpineto Dogajolo I.G.T. Toscano Rosso 2021 tem um rótulo belíssimo que encanta os olhares só pela garrafa. Agora, se a escolha for uma carne vermelha, observe a intensidade de sabor e o nível de gordura, apostando em vinhos de corpo médio a alto, elaborados com Cabernet Sauvignon, Syrah ou Malbec, com amadurecimento em barricas de carvalho, para ganhar mais potência e taninos mais acentuados como no chileno Peninsula Single Vineyard Syrah 2021.
A dica de ouro é se atentar ao molho escolhido, que pode trazer mais ou menos intensidade ao prato, exigindo vinhos mais ou menos estruturados e complexos.
https://www.wine.com.br/
https://www.wine.com.br/
Vinho de sobremesa
Nada como uma bela sobremesa para encerrar o espetáculo gastronômico. Doces a base de creme e frutas combinam com vinhos elaborados pela Moscatel, que podem ser frisantes, espumantes ou licorosos e de colheita tardia. O Frisante Ballade Moscatel Branco Suave 2024 equilibra perfeitamente a doçura e o frescor que os doces mais suaves pedem.
Para os amantes do chocolate, a sugestão é escolher um vinho do porto, na versão ruby que traz um toque de frutas vermelhas, ou na versão tawny que explora as notas de frutas secas e carameladas.
https://www.wine.com.br/