Vinhos se destacam pelos taninos muito presentes, de acidez e frescor equilibrados, e harmonizam com carnes vermelhas
O dia da uva Tannat, que se originou na região de Madiran, na França, mas encontrou morada nos vinhedos uruguaios, é celebrado no dia 14 de abril. A data não só exalta essa uva, cujo nome faz uma alusão aos taninos muito presentes nos vinhos feitos a partir dessa casta, como também é uma homenagem a Pascual Harriague, empresário que impulsionou o cultivo da Tannat.
O clima temperado, com forte influência do Oceano Atlântico e dos rios Uruguai e da Prata, contribui para a perfeita maturação da Tannat em solo uruguaio, resultando em vinhos estruturados, com taninos polidos e agradáveis, de acidez e frescor equilibrados.
A vinícola uruguaia Braccobosca tem dois rótulos de Tannat na sua linha Ombú. O primeiro deles, fermentado em ovos de concreto e sem passagem por barricas de madeira, é um vinho de frescor vivaz, de notas bem marcadas de frutas vermelhas como amora e groselha. E se completa com notas frutadas com toques de ervas secas e especiarias.
“Esse vinho harmoniza com queijos, embutidos ou carne vermelha assada no forno com batatas. Vale lembrar que esse estilo de Tannat, nas mãos da Fabiana Bracco, diretora e proprietária da Braccobosca, recebeu boas pontuações nas últimas edições no guia Descochardos – uma conceituada publicação de vinhos que desde 1999 avalia bebidas e vinícolas na América do Sul ”, afirma Gustavo Peroni, sommelier da Cantu.
A segunda opção para quem deseja conhecer ou já aprecia essa uva é o Tannat Reserva, uma seleção manual, elaborado no processo de vinificação em ovos de concreto e com passagem por barricas de carvalho americano. Os aromas de frutas vermelhas maduras se mesclam a aromas tostados de café e especiarias. “Além do aroma, ao degustar é possível sentir acidez e frescor em equilíbrio. Algumas boas sugestões para acompanhar esse vinho são pratos com carnes vermelhas grelhadas na churrasqueira ou uma massa com molho à bolonhesa”, indica Gustavo.
Para os apaixonados por vinho, a Cantu Importadora acaba de anunciar que passa a ser a representante exclusiva no Brasil dos vinhos Don Pascual, líder de mercado no Uruguai e um dos mais vendidos no mundo. Há três opções, começando com o Don Pascual Varietal Tannat, produzido sem passagem por barricas de madeira, de aroma frutado. Já o BivarietalTannat-Merlottem aromas frutados, com notas de ameixa e cassis.
O terceiro rótulo, Tannat Reserve, tem excelente relação custo x qualidade, de taninos macios, notas frutadas e amadeiradas. “A proposta dos vinhos Don Pascual é apostar nesse perfil frutado, descontraído e alegre, mas sem perder a essência e a personalidade da uva Tannat. Considero estes vinhos versáteis e do dia a dia, mas também são ótimos coringas para almoços em família ou mesmo um churrasco entre amigos”, diz o especialista
Sobre a Cantu Importadora
Conhecida como a maior importadora de vinhos do Brasil, a Cantu possui 18 anos de operação B2B e presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda, com mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. Seu propósito é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 14 países.
Apresenta valores e uma filosofia que permite à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. Mais informações em: https://institucional.