Poucos carros no mundo podem ser imediatamente identificados por apenas três letras. Não importa de onde seja, qualquer aficionado pelo automobilismo esportivo sabe que “GT-R” se tornou um sinônimo para alta performance, sofisticação incomparável e muita empolgação.
Revelado na edição de 2019 do Salão do Automóvel de Nova Iorque, o 2020 Nissan GT-R 50thAnniversary Edition leva o nome do superesportivo a um patamar jamais imaginado quando foi apresentado pela primeira vez, há 50 anos. Para comemorar o aniversário de meio século do GT-R, os engenheiros desafiaram-se na busca de um potencial ainda não revelado, fazendo ao mesmo tempo questão de que ele pudesse ser desfrutado por pilotos de qualquer nível.
“GT-R significa gestão total do equilíbrio”, comentou Hiroshi Tamura, especialista-chefe de produto para o GT-R. “Não tem nada ver com apenas buscar resultados de potência, mas criar um novo GT-R, sem deixar de lado qualquer aspecto. Este sim é um resultado à altura da comemoração de 50 anos do GT-R”.
Comemorando o aniversário de 50 anos
O 2020 Nissan GT-R será lançado em três versões de acabamento na maioria dos mercados: GT-R Premium, GT-R Track Edition e GT-R NISMO. Em algumas regiões, também estarão disponíveis as versões Pure, Prestige e Black, mas é a versão 50th Anniversary Edition que representa uma verdadeira celebração do importante legado do GT-R.
A série especial chegará em três combinações de cores em dois tons. Fazendo alusão ao legado do modelo, as opções de pintura da carroceria remetem ao visual dos modelos GT-R que participaram do campeonato japonês de GP – no qual o GT-R original nasceu para dominar. Nunca mais vista desde que o GT-R “R34” saiu de linha, a cor Azul Bayside (Wangan) está de volta, adornada pelas listras brancas de corrida. Um duplo processo de tratamento a quente em quatro camadas resulta em um tom vivo de azul, com impressionantes nuances de tom mais escuro e mais claro. Os toques de azul nos raios das rodas estão entre os vários acrescentados para comemorar este grande marco na história do GT-R. A cor Branco Pérola com listras vermelhas e a prata Super Silver com listras brancas completam a gama de opções de carroceria em comemoração aos 50 anos.
Do lado de dentro, a edição comemorativa dos 50 anos exibe um esquema de cores em tons de cinza, dando à cabine uma sensação de sofisticação, semelhante à atmosfera de céu noturno após o crepúsculo (a cor também está disponível em alguns modelos 2020 GT-R). Outros detalhes exclusivos da edição de aniversário de 50 anos incluem um acabamento exclusivo na manopla do câmbio e na direção, detalhes especiais de relevo nos bancos, revestimento do teto em Alcantara® com pespontos exclusivos, para-sois revestidos em Alcantara, e muito mais.
“O Nissan GT-R tem sido um ícone da performance da nossa empresa nas pistas nos últimos cinquenta anos”, comentou Shinichiro Irie, diretor de design de programas para o GT-R. “Nossa motivação era grande para garantir que o GT-R 50th Anniversary Edition atraísse todos os olhares. Apesar de as mudanças no exterior e interior parecerem sutis à primeira vista, elas causam um grande impacto, principalmente com as novas combinações de cores, mantendo a modernidade e contemporaneidade das linhas e do visual do veículo como um todo”.
Nascido nas pistas, com upgrade de performance,
Apesar de muitos acreditarem que a sofisticação e performance do motor V6 com duplo turbo 3.8 litros, 24 válvulas e 572 cavalos – individualmente produzidos à mão por técnicos altamente especializados, conhecidos no Japão por takumis – havia chegado a um nível tão alto que não havia mais espaço para melhorias, os engenheiros do veículo ainda tinham alguns “truques na manga”. Um deles é a inclusão de novos turbocompressores, que ajudam a aumentar a resposta do motor em rotações mais baixas devido a uma vedação aprimorada, permitindo folgas menores e um aumento de 5% na eficiência. No geral, eles entregam uma resposta mais ativa do motor ao entrar e sair das curvas, tornando a experiência de dirigir mais rica e agradável do que nunca. Já o coletor de escape – inspirado na tecnologia de competições – otimizou os pontos de fixação do flange do turbo, facilitando a manutenção e uma possível tunagem, sem precisar mexer no coletor de escape.
O GT-R conta com uma versão revisada do câmbio de seis velocidades com dupla embreagem, criado tanto para as ruas como para as pistas. Ele permite reduções de marcha mais agressivas, para antecipar melhor as saídas mais rápidas das curvas, com seleção da marcha simultânea à aplicação do sistema ABS, resultando em um subesterçamento e maior sensação de condução intuitiva. O controle adaptativo de mudanças de marchas é programado para alterar o esquema de trocas, adequando-se ao estilo de direção do motorista e permitindo dirigir de acordo com a legislação de trânsito em vias públicas, mas com toda força bruta disponível em circuito, sem a necessidade de alterar manualmente os modos de mudança de marchas.
O ruído característico da exaustão do GT-R é produto de um novo silencioso de titânio, com pontas em tom azul polido.
A suspensão controlada eletronicamente foi tunada para proporcionar mais estabilidade nas curvas e uma condução mais macia. O esterçamento é mais linear e preciso do que nunca, exigindo correções mínimas em até 300 km/h. O novo servofreio aumenta a resposta inicial da frenagem, sendo ativado com menos pressão sobre o pedal, resultando em melhor sensação e maior potência de frenagem.
Cabine digna de um GT-R
Dentro o GT-R representa a fusão ideal entre sofisticação e esportividade. O exclusivo cockpit centrado no motorista recebeu assentos que oferecem tanto sustentação como conforto, para os passageiros dianteiros e traseiros. Com design que remete a um “fluxo horizontal”, o painel foi projetado para transmitir uma forte sensação de estabilidade para os ocupantes dos bancos dianteiros. O item é revestido com um único recorte de couro do tipo Napa escolhido à mão e sem emendas, minuciosamente pespontado com a precisão que só um artesão takumi pode aplicar. A parte central do painel integra os controles de áudio e de navegação, bem como uma tela de oito polegadas sensível ao toque. Os grandes ícones da tela dão informações sobre a experiência de condução sem provocar distrações.
O câmbio do tipo borboleta, que permite que o motorista troque as marchas enquanto faz a curva sem tirar as mãos do volante, está embutido no volante esportivo.
Todas as unidades do 2020 Nissan GT-R são equipadas com o sistema integrado de áudio, navegação e comunicação NissanConnectSM, em mercados específicos. O sistema permite que os usuários travem ou destravem as portas, ativem o alarme, acionem serviços de emergência ou rastreiem a localização do veículo de forma remota, por meio de aplicativos para smartphones.
2020 GT-R Track Edition revisado
Para aqueles que pretendem pilotar o seu GT-R em circuito, a Nissan oferece a versão 2020 Track Edition, revisada e ainda mais potente, com um teto opcional em fibra de carbono com novo processo de construção.
O motor utilizado (nos modelos dos EUA) é o mesmo dos célebres modelos GT-R NISMO, com turbocompressores redesenhados oriundos do último GT-R de competições que participa da categoria GT3. O resultado é um ganho de 20% no tempo de reação na pressão do pedal do acelerador e 600 cavalos de potência.
Os freios especiais Brembo com rotores e pinças de compósito de matriz cerâmica são opcionais na série especial Track Edition. Feitos de carbeto de silício, os discos (410 mm na frente e 390 mm na traseira) são quase tão duros quanto diamante. Associados a pastilhas de freios do tipo performance, eles geram maior atrito, o que se traduz em melhor controle e sensações em todas as situações de frenagem.
“Com o 2020 GT-2, nos mantivemos fiéis ao conceito do veículo para partir em busca da última palavra em prazer de dirigir”, comentou Tamura. “Quando você assume o comando da direção, percebe imediatamente que nenhum outro carro no mundo entrega tanta satisfação ao motorista, tanto física como espiritualmente”.
2020 GT-R (especificações para os EUA) | ||
Premium | Track Edition | |
Motor | VR38DETT, V6 duplo turbo DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) | |
Cilindrada | 3.8 litros | |
Potência | 572 cv | 600 cv |
Torque | 64,57 kgfm /3.300-5.800 rpm | 66,5 kgfm /3.600-5.600 rpm |
Comprimento total | 4,710 mm | |
Largura total | 1,895 mm | |
Altura total | 1,370 mm | |
Entre eixos | 2,780 mm |