A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas.
Quando um dos discos intervertebrais sai de sua posição normal pode causar a compressão de uma das raízes nervosas da medula, provocando a dor. Além disso, quem sofre com a hérnia de disco apresenta outros sintomas, como dor irradiada para os membros superiores, no caso da hérnia cervical, e para os membros inferiores, nos casos da hérnia lombar.
“A dor irradiada também pode ser acompanhada por fraqueza muscular dos membros inferiores afetados, formigamento e até perda da sensibilidade”, explica o neurocirurgião do Instituto Real Neuro e Clínica N.O.S, Erlan Pércio, acrescentando que a maioria dos casos de hérnias de disco não necessitam de tratamento cirúrgico.
Já os sintomas podem ser aliviados com medicações, repouso, melhora da postura e com sessões de fisioterapia. Somente cerca de 10 a 20% dos casos irão necessitar de cirurgia, que evoluiu muito de uns anos pra cá. A grande maioria dos casos podem ser tratados de forma minimamente invasiva, a exemplo da endoscopia da coluna. Ainda de acordo com Dr Erlan, nestes tratamentos minimamente invasivos, o paciente pode ter alta precoce, geralmente no mesmo dia, com taxa de complicações e sangramento mínimos.
“As incisões, feridas operatórias, geralmente são menores que 1cm, possibilitando um retorno às atividades laborais mais rápido e menor dor no pós-operatório”, conclui.
SERVIÇO:
INSTITUTO REAL NEURO – Hospital Português
Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu
Instagram: @realneuro
CLÍNICA NeurOrtho SPINE CENTER (NOS)
Endereço: Av. República do Líbano, 251, RioMar Trade Center, Torre 3, SL 2707.
Instagram: @neuroorthopinecenternordeste