Com o tema: Como explorar a potência esportiva, humana e noticiosa dos Jogos Paralímplicos, o aulão será comandado pelo jornalista Jairo Marques, especialista em inclusão e acessibilidade. Podem participar jornalistas, estudantes de jornalismo e pessoas interessadas na área

A realização dos Jogos Paralímpicos é sempre um desafio para os profissionais de imprensa: como realizar uma cobertura sem estereotipar os atletas ou cair em discursos repetitivos sobre “histórias de superação”? É sobre isso o primeiro aulão do Laboratório da Imprensa Esportiva de 2024, promovido pelo Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Com o tema Como explorar a potência esportiva, humana e noticiosa dos Jogos Paralímplicos, o evento é comandado pelo jornalista Jairo Marques, da Folha de São Paulo.

Haverá certificado de participação para quem acompanhar o evento ao vivo, tanto presencialmente quanto pela internet, e responder a lista de presença. Os participantes podem solicitar certificado por meio deste link. O aulão é voltado para jornalistas, estudantes da área, influenciadores digitais e criadores de conteúdo esportivo, além de quaisquer pessoas interessadas no tema. 

O objetivo é despertar para o olhar crítico sobre a cobertura esportiva dos jogos, apoiando profissionais e estudantes a realizar um trabalho verdadeiramente inclusivo e, ao público, a olhar criticamente o trabalho da imprensa. 

O jornalista Jairo Marques é referência nas questões relacionadas à acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência, além de já ter coberto três edições dos Jogos Paralímpicos. Atualmente, é editor de Políticas Públicas e colunista de diversidade na Folha de São Paulo. Escreve sobre cidadania, direitos humanos, inclusão, mobilidade e aspectos da vida da pessoa com deficiência. É formado em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pós-graduado em Jornalismo Social pela PUC-SP. 

Serviço:

Laboratório da Imprensa Esportiva

Tema: Como explorar a potência esportiva, humana e noticiosa dos Jogos Paralímplicos  

Data: 21 de maio 

Horário: 8h às 10h 

Local: Auditório do Museu do Futebol, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Museu do Futebol 

Público-alvo: Jornalistas, estudantes de jornalismo e pessoas interessadas no tema 

Emissão de certificados: https://forms.gle/qs5SRpBuPR7SeJ3S8

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol completou 15 anos em setembro de 2023 e atualmente está em obras para renovação de sua exposição principal.  

As mudanças envolvem atualizações tecnológicas, a inclusão de novas instalações e experiências, além da revisão do conteúdo. Enquanto as equipes trabalham na implantação da nova exposição principal, o público tem acesso à exposição temporária Futebol de Brinquedo e atividades lúdicas, no térreo do Museu.  

O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e gerido pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

PATROCINADORES E PARCEIROS

A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio máster do Banco BMG e patrocínio do Grupo Globo, Adidas, Goodyear, Sabesp, Cabot e Rede. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, e Arkema e com a parceria das empresas Pinheiro Neto Advogados, Banco Safra e Evonik Brasil. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Exposição Temporária Futebol de Brinquedo

A exposição temporária Futebol de Brinquedo conta com patrocínio máster do Banco BMG, com patrocínio da Goodyear, da Rede e da Sabesp; e com apoio da Cabot – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.  

Projeto de Renovação do Museu do Futebol

O projeto de renovação do Museu do Futebol tem patrocínio do Banco BMG e apoio do: Grupo Globo, Adidas, Goodyear, Rede, Sabesp, Cabot, Farmacêutica EMS, Arkema e Mercado Livre – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.